• 24/07/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Encurtamento dos músculos, má postura e dor na coluna: fisioterapeuta dá dicas para cuidar do corpo no home office

Encurtamento dos músculos, má postura e dor na coluna: fisioterapeuta dá dicas para cuidar do corpo no home office

O que já era comum, ficou ainda mais frequente após a pandemia da Covid-19: o trabalho no modelo home office trouxe benefícios como redução de custos operacionais e flexibilidade, mas ficar por muitas horas em uma mesma posição e sem qualquer cuidado com o corpo pode trazer consequências para a saúde em geral. Dor nas costas, má postura e encurtamento dos músculos são alguns dos resultados prováveis.

Fisioterapeuta da Hapvida NotreDame Intermédica, Rafaela Lima aponta a necessidade de uma rotina maior de atenção ao corpo nesse regime de trabalho. Alongamentos, pausas e ajustes precisam ser feitos para garantir a qualidade de vida e evitar lesões e prejuízos no futuro.

De acordo com a especialista, o principal hábito que precisa ser mantido é o alongamento, que ajuda na redução das dores no corpo, controla a ansiedade e melhora a postura. Entre os exercícios que podem ser praticados, Rafaela indica a movimentação circular com a cintura, estiramento do pescoço, extensão de peitoral e ombros, alongamento de antebraços e costas e a flexão de quadril.

Diante das demandas e atividades, é comum passar horas à frente do computador sem sequer levantar, o que não é indicado. A fisioterapeuta orienta que seja feita uma pausa a cada duas horas. Esse intervalo, que pode ser curto, deve ser para alongamento e movimentação.

A posição do computador também pode interferir na postura e causar problema de coluna. “É fundamental aplicar a ergonomia e sentar entre 45 a 70 centímetros do monitor, pois assim pode regular a altura dos olhos e evitar a tensão no pescoço”, indica a fisioterapeuta. A postura também deve ser sempre ajustada, de modo a não manter uma posição desconfortável ou que cause dores posteriormente.

Rafaela Lima lista os sinais que o corpo costuma dar quando se sente sobrecarregado no trabalho remoto: dores aleatórias, mudança de hábitos alimentares, alterações de sono, irritabilidade e problemas no sistema imunológico são comuns. Além dos cuidados durante a rotina de trabalho, a especialista também recomenda a realização de atividade física regular, bem como uma alimentação adequada e sono de qualidade.

Comentários