• 17/12/2021
  • por Resenha Politika

Espetáculo natalino e regional é promovido pela Fundaj

Espetáculo natalino e regional é promovido pela Fundaj

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove, nesta sexta-feira (17), o espetáculo “O Baile Vai Começar”. A apresentação teatral faz parte da programação do Natal dos Bons Ventos da instituição, realizado em parceria com a Paróquia de Casa Forte, e que tem como inspiração o poema “Congresso dos Ventos”, do pernambucano Joaquim Cardozo.

O espetáculo musical é uma celebração à identidade regional. A história é uma adaptação do tradicional Baile do Menino Deus, cantata apresentada há 18 anos na Praça do Marco Zero, no Recife. Nesse caso, em vez de papais-noéis, renas e trenós, o público vai conferir no palco figuras típicas da cultura popular nordestina, como o bumba meu boi e os caboclinhos.

Ao longo da peça, a orquestra irá tocar canções originais, inspiradas nos ritmos e nas tradições da região, contando a história de uma festa que vai acontecer com personagens que seguem de casa em casa e um palhaço conduzindo a narrativa. A apresentação é um auto de Natal escrito por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira.

"No Baile do Menino Deus acontece uma convergência de muitos espetáculos da tradição universal e que nós chamamos de tradição popular, como reisado e pastoril. Esses espetáculos cresceram muito aqui no Brasil, ganharam cores e alegorias da cultura africana e indígena. O Baile do Menino Deus, que é um espetáculo moderno, incorpora essa tradição do teatro popular", explica Correia de Brito.

Além do musical, a Fundaj promove três sessões de pré-estreia do filme O Baile do Menino Deus. O Natal dos Bons Ventos da instituição segue até sábado (18).

Serviço:
Espetáculo “O Baile Vai Começar”
Data: Sexta-feira, 17 de dezembro
Horário: 18h
Local: Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde - Rua Antônio Vitrúvio, 71, Poço da Panela, Recife - PE
Aberto ao público

Comentários