• 12/10/2022
  • por Resenha Politika

Homenagem

Estrada de Cachoeira do Índios será denominada ‘Rodovia Professor José de Jesus Moreira’

Estrada de Cachoeira do Índios será denominada ‘Rodovia Professor José de Jesus Moreira’

A estrada estadualizada através da Lei nº 12.334/2022, que inicia no entroncamento da BR-116 e termina na divisa com o Município de Aurora (CE), localizada no Sítio Bom Jardim, Município de Cachoeira dos Índios (PB), passará a ser chamada de ‘Rodovia Professor José de Jesus Moreira’. O Projeto de Lei nº 3975/2022, é de autoria do deputado Jeová Campos (PT)

A estrada tem uma extensão de, aproximadamente, cinco quilômetros e é uma importante via de escoamento e tráfego daquele município sertanejo. A homenagem depois que vários moradores daquela localidade externaram o desejo de homenagear um de seus ilustres e queridos filhos e alguém que utilizava a via com assiduidade. 

Sobre o homenageado

Nascido no Sítio Bom Jardim,  o Professor José de Jesus Moreira,  nasceu no dia 17 de julho de 1943 e faleceu em 13 de setembro de 2018. Jesus Moreira iniciou seus estudos no Sítio Bom Jardim, depois foi estudar na cidade de Cajazeiras, frequentando os bancos escolares do Colégio Salesiano Padre Rolim (Seminário) e do Colégio Comercial, onde cursou o Técnico em Contabilidade. No ano de 1967, prestou vestibular para o curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa na Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa. No exame vestibular foi o único candidato que obteve nota 10 em Inglês entre todos os concorrentes. Concluiu o curso superior no ano de 1970, e logo foi selecionado para o Curso de Mestrado, no Rio de Janeiro, que concluiu em dois anos.

 Em seguida, estudou na Inglaterra onde aperfeiçoou sua graduação, e nesse período, aproveitou para conhecer alguns países europeus, a exemplo da França e Suíça. Após sua formação acadêmica, retornou à cidade de Cajazeiras onde iniciou sua atividade docente no Colégio Estadual Professor Crispim Coelho, o tradicional Colégio Estadual de Cajazeiras, onde exerceu, ainda, as funções de Vice-diretor e Diretor daquele educandário. Jesus Moreira também ingressou no magistério superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, antiga FAFIC. Anos depois, migrou para a Universidade Federal da Paraíba - UFPB, lecionando no Centro de Formação de Professores, Campus V de Cajazeiras, onde se aposentou, em setembro de 1994.

Mesmo morando em Cajazeiras, o Professor José de Jesus Moreira, nos finais de semana, sempre retornava ao Sítio Bom Jardim para visitar seus pais e demais familiares. Quando destas idas e vindas raramente viajava sozinho, pois
sempre encontrava algum habitante do Sítio Bom Jardim à espera de transporte para a cidade ou vice- versa, e ele, sempre gentil, oferecia a sua carona, sem querer nada em troca. Viveu com resiliência as dificuldades enfrentadas ao longo da vida. Contribuiu para o sustento da família e para o desenvolvimento do Sítio Bom Jardim, berço dos seus ancestrais. “Ele era uma pessoa muito querida daquela região e, certamente, mereceu a homenagem”, finaliza o parlamentar.

Comentários