• 09/08/2023
  • por Resenha Politika

Documento

Famup destaca cartilha sobre piso de enfermagem divulgada por Governo Federal

Famup destaca cartilha sobre piso de enfermagem divulgada por Governo Federal

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destaca aos prefeitos e prefeitas paraibanas a versão preliminar da cartilha divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Saúde com orientações sobre o piso salarial dos profissionais de enfermagem.  A cartilha foi apresentada em reunião da pasta com a Secretaria de Relações Institucionais, governos estaduais e representações municipais.

A cartilha apresentada pelo Governo Federal detalha como acontecerá o  repasse, além de esclarecer pontos de como funcionará o pagamento do piso em 24 perguntas e respostas. Entre os pontos tratados no documento, estão os tipos de estabelecimento de saúde que têm direito a receber o auxílio federal para o piso e como ocorrerá o controle e prestação de contas.

A Famup tem atuado para que a União encaminhe recursos e os municípios consigam cumprir a legislação. Recentemente, a Federação elaborou uma nota técnica de orientação aos prefeitos e prefeitas de como agir para garantia do pagamento do piso da enfermagem. Além de apontar as dificuldades dos gestores, a entidade também tem buscado apoio da bancada federal paraibana para o avanço da pauta.

 “Esse com certeza é um grande avanço nessa luta. Finalmente temos um direcionamento e um ponto de partida para que os prefeitos e prefeitas possam pagar o valor e ter o suporte do Governo Federal”, ressaltou George.

 

Comentários