• 19/09/2022
  • por Resenha Politika

Famup pede para que municípios do semiárido enviem informações para Auditoria Operacional de Desertificação

Famup pede para que municípios do semiárido enviem informações para Auditoria Operacional de Desertificação

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está alertando os municípios paraibanos localizados na região do semiárido a responder ao formulário eletrônico referente a Auditoria Operacional de Desertificação (Processo TC 20369/17), realizada pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) em conjunto com os Tribunais de Contas dos Estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e de Sergipe. As perguntas constantes no link https://pt.surveymonkey.com/r/PesqDesertPB e devem ser preenchidas até o próximo dia 30 desse mês.
 
O objeto de auditoria é a Política Estadual de Combate à Desertificação, com implementação por meio de Planos e/ou Programas, bem como da própria Política, criados ou desenvolvidos para o combate à desertificação, sob as garantias da Lei Federal nº 13.153/2015 (Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca - PNCD).
 
De acordo com o TCE-PB, a escolha do objeto da Auditoria justifica-se pelo processo crescente de degradação ambiental que as terras do semiárido brasileiro têm apresentado, denominado de desertificação, em função do clima e das ações antrópicas, prejudicando os solos, os recursos hídricos, o Bioma Caatinga e a qualidade de vida da população.
 
Considerando que as ações e os impactos ocorrem no território municipal, definiu-se como um dos instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionário, por meio de formulário eletrônico, junto aos municípios que integram a região do Semiárido dos cinco Estados, cujos Tribunais de Contas participam da Auditoria.
 
Dados da ONU – De acordo com a ONU, desde 2000, o número e a duração das secas aumentaram 29%. Até 2050, as secas podem afetar mais de 75% da população mundial. Um número cada vez maior de pessoas viverá em áreas com escassez extrema de água, incluindo uma em cada quatro crianças até 2040. Entre 1900 e 2019, as secas impactaram 2,7 bilhões de pessoas no mundo e causaram 11,7 milhões de mortes.
 
A Paraíba tem uma população estimada de 4.069.768 (IBGE, 2022) e PIB de 67,89 bilhões (2019). Sua área de superfície é de 56.372 Km2, a qual corresponde a 0,6% do território nacional e a 3,6% do Nordeste, sendo que em torno de 90% desse território está localizado na região semiárida nordestina ou na área denominada Polígono das Secas. Isso implica que 188 municípios dos 223 municípios paraibanos estão em áreas muito sensíveis à influência do clima e dos regimes pluviométricos. São dados extraídos do relatório da Auditoria Temática do TCE-PB, divulgado em julho, que traçou um panorama hídrico da Paraíba.

Comentários