• 11/10/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

'Faz efeito', diz especialista sobre medidas eleitoreiras de Bolsonaro

'Faz efeito', diz especialista sobre medidas eleitoreiras de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição, ativou a máquina pública para correr atrés de votos no segundo turno das eleições deste ano. Até o momento,  o presidente já prometeu R$ 160 bilhões em benefícios e medidas econômicas eleitoreiras.

Para Maria do Socorro Sousa Braga, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos, essas medidas já fazem efeito, sendo possível projetar um crescimento eleitoral do atual presidente frente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu adversário na corrida eleitoral.

"As medidas estão fazendo efeito, e o atual presidente tende a aumentar a votação nesse seguimento [dos beneficiários de programas sociais], que é justamente aquele seguimento que ainda tende a votar no ex-presidente Lula", afirma a cientista política, em live do iGdeias desta terça-feira (11).

Maria do Socorro afirma, porém, que Lula ainda é o preferido dentre as camadas mais populares por conta da lembrança que as pessoas têm de seus governos passados. "O ex-presidente Lula consegue entrar no eleitorado popular, de baixa renda. Dado o cenário econômico naquele período, ele conseguiu ter resultados muito bons, como o aumento do salário mínimo. Então, as pessoas têm na memória o que foi aquele governo do ponto de vista da qualidade de vida das pessoas", analisa.

Apesar das tentativas de Bolsonaro de se aproximar desse eleitorado de Lula, a cientista política afirma que há outros fatores que impactam o voto dessa população, como pautas de costumes, que vão muito além dos benefícios sociais.

"Não é só o fato de ter Auxílio Brasil que vai fazer um eleitor próximo ao ex-presidente Lula votar no autal presidente. Eu penso que tem algo maior acontecendo no Brasil, que é esse embate, esse antagonismo em relação a dois projetos diferentes de país. E isso está atingindo também esse segmento", avalia.

Comentários