• 31/08/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Flexibilidade: falta de alongamentos pode causar dores, problemas de coluna e desvio de postura

Flexibilidade: falta de alongamentos pode causar dores, problemas de coluna e desvio de postura
 

Alongar o corpo traz mais benefícios do que apenas melhorar a flexibilidade. Ter um corpo flexível vai além de conseguir mover o corpo mais do que o normal. Recentemente, viralizou nas redes sociais a rotina de exercícios da modelo Gracyanne Barbosa, que foi filmada enquanto se esticava em uma parede em poses bem inusitadas. Fisioterapeuta do Sistema Hapvida, Analina Amarante esclarece que, mesmo sem ter hábitos de treino intenso como o da atleta,  o ideal é que as pessoas alonguem o corpo diariamente, com atividades simples, mas que melhoram o condicionamento.

“Uma boa flexibilidade melhora a postura, previne a rigidez muscular, evita dores, desvios posturais e previne o surgimento de lesões futuras. O corpo  precisa de movimento e precisa que os músculos trabalhem de forma correta, o que é ajustado com alongamentos”, explica.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 8 milhões de pessoas no Brasil trabalham no regime homeoffice, muitas chegando a ficar mais de 12h em uma mesma posição. Nessa nova realidade, a atividade física se tornou ainda mais necessária para evitar dores e desgastes.

Conforme a especialista, um corpo ‘travado’, que não possui flexibilidade, está mais propenso a dores musculares, articulares, lesões, problemas de coluna, problemas de postura, hérnia de disco, bico de papagaio, entre outros transtornos. “Com um corpo mais flexível, você ganha mais qualidade de vida e adquire um corpo mais jovem, independentemente de sua idade”, ressaltou.

A especialista reforça que não há idade certa para começar a alongar, mas quanto mais jovem, maior a facilidade de melhorar a desenvoltura do corpo. “As pessoas não nascem flexíveis, elas desenvolvem isso. Quanto mais velho começar, mais difícil fica, mas nada é impossível. Seja qual for a fase da vida, ter esse cuidado vai gerar uma velhice com mais autonomia e menos dores”, disse.

Confira exercícios de alongamento para fazer no dia a dia:

- Juntar as mãos e esticar os braços para cima;
- Esticar os braços para cima se inclinando para a esquerda e direita;
- Manter as pernas estendidas e esticar os braços em direção aos pés;
- Girar os ombros para frente e para a trás;
- Girar cabeça e pescoço nas duas direções.

Comentários