• 22/03/2022
  • por Resenha Politika

Brasília

Frei Anastácio defende urgência na votação de PL do piso da enfermagem e apela para que congressistas votem a favor

Frei Anastácio defende urgência na votação de PL do piso da enfermagem e apela para que congressistas votem a favor

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) cobrou do presidente da Câmara, Arthur Lira, que cumpra com o que prometeu, através da mídia, que colocaria em pauta, na sessão desta terça-feira (22), requerimentos com pedido de urgência para votação do Projeto de Lei 2.564/2020, que estabelece piso e carga horária para a enfermagem.

“Eu manifesto o meu total apoio à votação da urgência no PL do piso da enfermagem na sessão desta terça-feira. Esperamos que isso aconteça, e que os deputados e deputadas votem a favor. Vamos aprovar a urgência para votação do PL 2.564/2020, e também aprovar esse projeto com urgência. A enfermagem merece respeito e reconhecimento”, disse o congressista. 

O deputado afirma que esse PL traz um piso salarial digno e uma carga horária de trabalho justa. “Eu antecipo que votarei sim pela urgência e vou votar sim, pela aprovação do PL. Esperamos que além da aprovação da urgência, o projeto também seja logo colocado em votação e seja aprovado”, disse.

A luta

Frei Anastácio lembrou que a enfermagem espera por uma posição da Câmara há mais de 20 anos. “O primeiro projeto foi aprovado pelo Senado há 22 anos, chegou à Câmara e foi engavetado. Em 2019, nosso mandato reacendeu a luta da enfermagem, que estava adormecida, com realizações de uma das maiores audiências públicas já registradas naquela casa, a pedido do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren/PB)”, relembrou.

O parlamentar relatou que a partir daquela audiência pública, com representantes de todo o país, a luta continuou. Em 2020, um novo projeto foi aprovado pelo Senado e novamente enviado para apreciação da Câmara. Mais uma vez ficou engavetado. Agora, depois de muita pressão, o presidente da Câmara prometeu colocar a urgência em votação na sessão desta terça-feira. “Esperamos que isso aconteça, e vamos votar pela aprovação”, garantiu.

Comentários