• 22/12/2023
  • por Resenha Politika

Governador assina carta de intenções com província chinesa de Shaanxi para cooperações comerciais e programas de intercâmbio

Governador assina carta de intenções com província chinesa de Shaanxi para cooperações comerciais e programas de intercâmbio

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (21), no Centro de Convenções de João Pessoa, representantes do Comitê Shaanxi da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Na ocasião, foi assinada uma carta de intenções que prevê cooperações econômicas e comerciais, além de programas de intercâmbio para professores e estudantes entre o Governo da Paraíba e a província de Shaanxi. A ação é mais um resultado das missões oficiais do Governo do Estado à China em julho e outubro deste ano.

Além disso, foi formalizado o convite para uma delegação da Paraíba participar do Festival Internacional de Turismo da Rota da Seda de Xi 'an e do Festival Internacional de Arte da Rota da Seda, com o objetivo de apresentar os atrativos econômicos do estado a investidores chineses.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de celebrar a carta de intenções para ampliar as relações com a China em áreas como a educação. “O programa Conexão Mundo pode ser ampliado com os intercâmbios nessa cooperação. Com a China, também temos uma parceria com a construção do radiotelescópio Bingo e o nosso potencial turístico, que está sendo ampliado com o Polo Turístico Cabo Branco, está aberto para receber novos empreendimentos”, frisou.

João Azevêdo também destacou o equilíbrio fiscal do estado e a capacidade para atração de novos negócios. “Nós temos uma localização estratégica e uma gestão fiscal reconhecida pela Secretaria do Tesouro Nacional com o rating A. O nosso estado também tem um grande potencial em energias renováveis, a nossa segurança pública é a melhor do Norte/Nordeste e estamos fortalecendo os investimentos na agricultura familiar. Oferecemos um ambiente  propício para atrair investimentos e com isso temos gerado um grande volume de empregos a cada mês”, acrescentou.

O vice-presidente do Comitê Shaanxi da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yang Guanjun, celebrou a oportunidade de estreitar as relações com o Brasil e a Paraíba. “Esse é um momento muito importante para os dois povos porque queremos melhorar o relacionamento com o Brasil e ampliar as áreas de cooperação. A Paraíba é um bom lugar para as empresas chinesas investirem, principalmente, no turismo e nas energias renováveis”, disse.

Participaram da reunião de trabalho Liu Deli (vice-secretário geral do Gabinete Geral do Comitê Shaanxi da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês), Gao Jinxiao (vice-diretor geral do Gabinete de Relações Exteriores do Governo do Povo da Província de Shaanxi), Huang Xinbo (vice-secretário geral do Departamento de Indústria e Tecnologia da Informação da Província de Shaanxi), Li Xiaojing (presidente do Comitê Xianyang da Política do Povo Chinês da Conferência Consultiva), Li Guanguhui (diretor da Divisão de Assuntos Americanos e Oceania, Associação do Povo para a Amizade com Países Estrangeiros da Província Shaanxi), Zhou Cunzhuang (diretor da seção consular do Gabinete de Relações Exteriores do Governo do Povo da Província de Shaanxi), Liu Junli (diretor da divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma de Shaanxi), Song Xu (diretor da Divisão de Orçamento do Departamento Financeiro da Província de Shaanxi), Zhang Jing (diretoria da Divisão de Trabalho de Empresas Estatais da Província de Shaanxi e Comissão de Supervisão e Administração de Ativos do Estado), Liu Hao (vice-diretor da Comissão de Assuntos Políticos e Jurídicos da Província da Shaanxi), Lia Jia (vice-diretora da Associação do Povo da Província de Shaanxi para a Amizade com Países Estrangeiros) e Lennox Lewis (diretor e representante chefe da América do Sul da Huaqi Trade).

Também estiveram presentes os secretários de estado Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Marialvo Laureano (Fazenda), Rosália Lucas (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano), Rafaela Camaraense (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Cláudio Furtado (Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior), Roberto Souza (Educação), Lindolfo Pires (Juventude, Esporte e Lazer) e Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), além de Rômulo Polari Filho (diretor presidente da Cinep), Fábio Andrade (procurador-geral do estado), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) e Luciano Piquet (diretor presidente da Lifesa).

Comentários