• 17/09/2020
  • por Resenha Politika

Previdência

Governo manda médicos peritos do INSS voltarem e ameaça desconto

Governo manda médicos peritos do INSS voltarem e ameaça desconto

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, determinou o retorno imediato, nesta quinta-feira (17), dos médicos peritos ao trabalho nas agências do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Os servidores públicos que desrespeitarem a ordem estão sujeitos a falta diária e, consequentemente, desconto no salário pelas ausências não justificadas. 

Ao todo, 169 unidades do INSS espalhadas pelo país têm o serviço de perícia médica. Conforme a secretaria, 111 dessas agências estão preparadas para fazer as consultas e analisar os benefícios. O agendamento para esse atendimento é feito pelo portal "Meu INSS".

Os médicos peritos se recusam a retomar as atividades normalmente nos postos do INSS sob a alegação de que há risco de contaminação pelo novo coronavírus.

O governo, por outro lado, argumentou que houve inspeções nas agências, feitas conforme orientação do Ministério da Saúde e realizadas por servidores do próprio INSS.

 

De acordo com a secretaria, tanto as agências como as salas de perícia médica "cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia da covid-19".

O governo informou que já comunicou os peritos médicos sobre a liberação dos consultórios bem como a reabertura das agendas para marcação das perícias. Se os profissionais faltarem sem justificativa, terão falta registrada. As ausências não explicadas provocam desconto no salário e, ainda, processo administrativo disciplinar.

Comentários