• 13/03/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Haddad: "Bolsonaro não aprovou a reforma tributária porque não quis"

Haddad: "Bolsonaro não aprovou a reforma tributária porque não quis"

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) só não aprovou a reforma tributária porque não quis. “Tenho convicção de que se o governo anterior quisesse votar a reforma tributária teria votado, mas não quis”, afirmou o ministro, nesta segunda-feira (13/3), em Brasília, durante evento realizado pelos jornais Valor Econômico e O Globo.

Na avaliação de Haddad, o ex-ministro da Economia Paulo Guedes esteve “várias vezes obcecado com a ideia de um imposto único”. A fala foi em referência ao imposto sobre transações financeiras, que tinha bases parecidas com as da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) e era defendido por Guedes, mas não teve eco entre os parlamentares e, muito menos, junto à sociedade.

Haddad voltou a criticar a herança deixada pelo governo anterior, que aprovou uma série de medidas fiscais que impactaram negativamente nas contas públicas do governo deste ano e que maquiaram os resultados fiscais do ano passado. Para ele, o governo Bolsonaro conseguiu entregar superavit primário em 2022 porque antecipou dividendos de estatais. “A Petrobras deixou de investir e pagou mais de R$ 60 bilhões de dividendos para a União”, disse.

Comentários