• 05/10/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital de Patos amplia oferta de exames para mulheres durante o Outubro Rosa

Hospital de Patos amplia oferta de exames para mulheres durante o Outubro Rosa

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, vai ofertar durante todo o mês de outubro mil mamografias, mil ultrassonografias e mil consultas com mastologistas, além de exames de papanicolau. A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, também vai oferecer biópsias para as pacientes que identificarem, a partir dos primeiros exames, a necessidade de investigação por análise laboratorial.

O diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que os exames vão contemplar também mulheres dos municípios próximos. “Essa oferta adicional de exames para o Outubro Rosa é direcionada a todas as mulheres residentes nos municípios que integram a 6ª Região de Saúde, com acesso pelo Sistema de Regulação, através de sua cidade de origem”, explica. Cada município, segundo o gestor, vai receber um quantitativo para ser disponibilizado para as usuárias e deverá agendar os exames através do SISREG. “É importante reforçar que a marcação dos exames deve ser feita pelas Secretarias Municipais de Saúde, pois o serviço não funcionará de portas abertas”, alertou.

As ações de saúde estão inseridas na programação do Outubro Rosa da unidade, que também está realizando atividades educativas e lúdicas todos os dias deste mês no Hospital do Bem – unidade oncológica que integra o Complexo. Em parceria com o Unifip Centro Universitário, ao longo do mês, serão realizadas mini-palestras, musicoterapia, dinâmicas com pacientes e sessões com procedimentos estéticos, além de testes de tipagem sanguínea e de glicemia capilar.

Nessa quarta-feira (4), nos turnos da manhã e tarde, a programação incluiu momentos de beleza com representantes do curso de estética do colégio Santo Expedito, além de dinâmicas com entrega de brindes. Nesta quinta (5), aconteceram sessões de musicoterapia em vários horários ao longo do dia. Nesta sexta (6), haverá um aulão de dança, pela manhã, e na próxima segunda (9), haverá coleta de material para o papanicolau para as pacientes previamente agendadas.

Comentários