• 15/07/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital Metropolitano realiza segundo transplante cardíaco 100% SUS em dois meses seguidos e o quarto em 2023

Hospital Metropolitano realiza segundo transplante cardíaco 100% SUS em dois meses seguidos e o quarto em 2023

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou, na tarde dessa sexta-feira (14), mais um transplante cardíaco 100% SUS, o quarto deste ano e o segundo em dois meses seguidos. Isso só foi possível graças à solidariedade da família de um adolescente de 16 anos, que autorizou a doação de múltiplos órgãos. 

Andrezza Soares Silva, de 29 anos, contou antes do transplante que já aguardava há dois anos por um coração novo, e que tinha muita expectativa, pois precisou sair da fila do transplante quando engravidou. Após voltar para a lista, esperou por mais cinco meses, até esta sexta-feira. “Quando recebi a ligação fiquei muito feliz e ansiosa, sou cardiopata e já havia realizado uma cirurgia, há cinco anos, de troca da válvula mitral, quando recebi a notícia que precisava realizar um transplante cardíaco.”

Quem acompanhou a paciente foi a cardiologista Roberta Barreto, que explicou que a jovem tem insuficiência cardíaca grave, com o coração crescido em uma fração de injeção de 20%, quando o normal é acima de 50%. “A função do coração dela estava bem reduzida, a causa desse problema cardíaco é uma doença bem prevalente no nosso meio, a febre reumática. Com alteração das válvulas cardíacas, já havia realizado a troca da válvula mitral, porém não vinha evoluindo bem, apresentando muito cansaço aos mínimos esforços, daí a necessidade do transplante de coração”. 

Comentários