• 08/06/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital Regional de Sousa recebe mutirão de catarata do Opera Paraíba e realiza 150 cirurgias em três dias

Hospital Regional de Sousa recebe mutirão de catarata do Opera Paraíba e realiza 150 cirurgias em três dias

Mais um mutirão de cirurgias de catarata, promovido pelo Programa Opera Paraíba, teve início nessa quarta-feira (7) no Hospital Regional de Sousa. Serão realizadas 150 cirurgias, distribuídas ao longo de três dias.  Contemplando 50 usuários por dia, a ação visa atender a população de toda a região, que conta com 19 municípios circunvizinhos. Esse é um passo importante no combate à cegueira causada pela catarata. 

O servidor público Josedi Ferreira, de 61 anos, da cidade de Lastro, conta que a visão embaçada vinha atrapalhando as ações do dia a dia. Após a cirurgia, ele espera poder voltar a fazer coisas simples que já não conseguia mais. 

“O olho lacrimeja e eu não consigo ver televisão direito, atrapalha muito para dirigir, e agora, quando eu me recuperar, vou ter minha vida de volta, sem depender da ajuda das pessoas,” diz. 

Além de devolver a visão dos olhos, a cirurgia de catarata tem reflexo significativo na redução do número de quedas dos idosos, que representam um grande volume de atendimento nas emergências das unidades de saúde. 

“O mutirão de catarata no Hospital Regional de Sousa é uma iniciativa valiosa e louvável, que reforça a importância de programas de saúde como o Opera Paraíba. Além disso, a ação representa uma esperança renovada para aqueles que têm enfrentado limitações visuais e aguardavam ansiosamente pela oportunidade de realizar a cirurgia,” pontua a diretora geral do hospital, Palomma Abrantes. 

Para participar do programa o encaminhamento é feito via cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona o paciente para o hospital executante mais próximo. O usuário do sistema público de saúde também tem a opção de fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, basta preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que apresente a necessidade da cirurgia.  

Comentários