• 18/07/2023
  • por Resenha Politika

Hospital Santa Isabel é referência no País em projeto de reabilitação do Oswaldo Cruz

Hospital Santa Isabel é referência no País em projeto de reabilitação do Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), um dos maiores centros médicos da América Latina e que tem sede em São Paulo (SP), usou o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) como referência em um vídeo de divulgação sobre os resultados do Projeto de Reabilitação na Síndrome Pós-Cuidados Intensivos, implantado em algumas unidades das regiões Norte e Nordeste do País.
 
O vídeo foi apresentado nesta terça-feira (18) durante visita da equipe do Oswaldo Cruz ao Hospital Santa Isabel. Esse mesmo projeto também é realizado no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
No vídeo, são destacados os avanços e as melhorias registradas na unidade, administrada pela Prefeitura de João Pessoa, com resultados positivos envolvendo a reabilitação dos pacientes, redução do tempo de permanência hospitalar e promoção da alta segura.
 
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz também elogia a dedicação e o empenho dos profissionais do Santa Isabel e do SAD, destacando o ganho notório para a instituição e os usuários, ressaltando que é possível observar que foi estabelecida uma comunicação efetiva entre as equipes multidisciplinares interna e externa, contando com a participação ativa dos profissionais.
 
Além disso, destaca que “o acompanhamento horizontal, a implementação do plano terapêutico singular, a articulação com a rede e a capacitação das equipes contribuíram para prevenção de complicações clínicas, promovendo a reabilitação precoce de quem mais estava necessitando e, consequentemente, houve o impacto na melhoria da qualidade de vida dos usuários”.
 
A implantação do projeto no Hospital Santa Isabel foi concluída nesta terça-feira. A iniciativa aconteceu em parceria com o Ministério da Saúde e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), onde, durante seis meses, equipes do Hospital Oswaldo Cruz treinaram e capacitaram equipes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 4 e da Clínica Médica do HMSI, além do Serviço de Atendimento Domiciliar, para o cuidado integral e reabilitação precoce do paciente crônico com síndrome pós-cuidados intensivos.

Comentários