• 05/04/2023
  • por Resenha Politika

Cajazeiras

HUJB conscientiza sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no “Abril Azul”

HUJB conscientiza sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no “Abril Azul”

Para acabar contra o preconceito, nada melhor do que conhecer sobre determinado assunto, não é mesmo? E isso se aplica também ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que uma a cada 36 crianças observadas é considerada autista nos Estados Unidos, referência estendida para todo o mundo. As estatísticas são do órgão de saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que divulgou a atualização no mês de março de 2023.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.

 

            Nos últimos anos, houve um aumento do número de casos de TEA, entre as explicações, podemos citar: maior acesso da população ao diagnóstico, maior preparo de pediatras e mais conscientização dos professores para lidar com a temática, compreensão da população de que existem casos “leves” também, questões ambientais, alterações na gravidez dentre outros motivos.

Durante o mês de abril, haverá a exibição de um vídeo explicativo no qual a neuropsicopedagoga e mãe de dois autistas, Amanda Kelly,  trata sobre o aumento do número de casos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Estados Unidos e no mundo, além de trazer a importância da intervenção precoce para uma melhor convivência do autista na sociedade. A transmissão do conteúdo audiovisual será por meio das televisões localizadas nas recepções do Hospital Universitário Júlio Bandeira da UFCG/Ebserh/MEC.

 A ação possui o apoio do Comitê de Humanização da Unidade Hospitalar e a exibição ocorrerá durante todo o mês de abril várias vezes ao dia em alusão ao “Abril azul”, mês de conscientização do autismo.

 

ATENDIMENTO NO HUJB

 

O HUJB-UFCG/Ebserh possui serviços especializados como: Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional que auxiliam aos portadores de TEA atendidos nos ambulatórios da instituição.

Durante o tratamento, melhoras significativas são observadas nos mesmos, como a independência e autonomia na realização de suas atividades diárias, além de melhora na socialização, cognição, fala, linguagem e comunicação de um modo geral, proporcionando realizar atividades do dia a dia e com uma melhor qualidade de vida.

É importante destacar que após serem encaminhados pela Central de Marcação e Regulação do município de Cajazeiras ou Secretaria Municipal de Saúde dos outros municípios da nona gerência de saúde da Paraíba, os pacientes realizam uma primeira consulta para avaliação do caso e a partir deste momento prossegue o tratamento na instituição ou o mesmo é referenciado para outro local. É importante ressaltar que duas faltas consecutivas durante o tratamento sem justificativa plausível, o paciente é automaticamente desligado.

SOBRE A EBSERH

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários