• 28/08/2023
  • por Resenha Politika

João Azevêdo anuncia instalação de fábrica chinesa de insulina na Paraíba para abastecer mercado nacional

João Azevêdo anuncia instalação de fábrica chinesa de insulina na Paraíba para abastecer mercado nacional

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (28), em reunião com a empresa chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical - América do Sul, a instalação de uma fábrica para a produção de insulina no município de Caaporã, no Litoral Sul do estado. A ação é resultado da missão do chefe do Executivo estadual à China, em julho deste ano, e irá gerar 450 empregos diretos na Paraíba, com a assinatura da Carta de Intenções formalizada no Centro de Convenções de João Pessoa. 
 
De acordo com o gestor estadual, a chegada da empresa à Paraíba será dividida em três momentos, com a importação do produto, liberação das licenças e instalação da fábrica, no período de 12 meses. “Esse é um investimento muito importante pelo momento que o país vive com relação ao abastecimento de insulina e estamos trazendo não só uma solução para a Paraíba, mas para o Brasil. Teremos reunião com a Anvisa nos próximos dias e esperamos que as licenças saiam até outubro. Então, estamos falando não apenas de mais uma unidade fabril e de emprego e renda, que são muito importantes, mas de uma resolução de uma demanda do país a partir do nosso estado”, frisou.
 
Joao Azevêdo também evidenciou as potencialidades econômicas do estado e a capacidade de atração de novos investimentos. “A Paraíba está no centro do Nordeste, uma região que tem mercado acima de 50 milhões de consumidores, o que favorece a distribuição da nossa produção. Nós também somos reconhecidos pela eficiência fiscal, o que nos torna um ambiente seguro para o investidor que aqui chega e encontra um espaço econômico bastante seguro, além de nos destacarmos na geração de energias renováveis, tecnologia e agricultura”, sustentou. 
 
O presidente do Conselho da Tonghua Dongbao Pharmaceutical, Peace Pingan Lau, destacou que a instalação do grupo chinês na Paraíba representa um marco para a política de expansão internacional da empresa. “A Paraíba é um estado que escolhemos a dedo. Nós sabemos da potencialidade e da localização estratégica do estado, que é compatível com a nossa fábrica na China, e com a chegada desse produto, o Brasil terá a mesma produção iniciada no nosso país alguns anos atrás. Tenho certeza de que vamos construir na Paraíba o sucesso que tivemos na China”, pontuou. 
 
Já nesta terça-feira (29), representantes da Tonghua Dongbao Pharmaceutical e uma empresa de consultoria chinesa visitam o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa), unidade pertencente à rede estadual de saúde, que auxiliará na instalação da empresa no estado. 
 
A Tonghua Dongbao Pharmaceutical é uma empresa chinesa situada na Dongbao New Village, Tonghua County, Tonghua City - Jilin Province, que tem uma sólida reputação como fabricante de produtos farmacêuticos, com pontos fortes em pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de produtos farmacêuticos, particularmente medicamentos de patente chinesa, medicamentos químicos e produtos biológicos.
 
A empresa farmacêutica distribui medicamentos para mais de 10 mil hospitais municipais. O grupo já tratou mais de 6,5 milhões de pessoas em 20 anos e exporta seus produtos para Polônia, Geórgia e Bangladesh, além de outros países europeus e asiáticos.
 
Também participaram da reunião os representantes Tonghua Dongbao Pharmaceutical Victoria Jing Xu (CEO); Lennox Lewis (diretor e representante chefe da América do Sul); e Chunsheng Leng (presidente do Conselho e Gerente Geral).
 
O vice-governador Lucas Ribeiro; a senadora Daniella Ribeiro; o deputado federal Wilson Santiago; o deputado estadual Felipe Leitão; o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro; além de auxiliares do Governo do Estado, dentre eles, Gilmar Martins (secretário de Planejamento); Marialvo Laureano (secretário da Fazenda); Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Jonhy Bezerra (secretário da Saúde); Cláudio Furtado (secretário da Ciência e Tecnologia); Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional); Rômulo Polari (presidente da Cinep); Luciano Piquet (presidente do Lifesa); e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) estiveram presentes.

Comentários