• 12/02/2021
  • por Resenha Politika

Ceará

Justiça condena ex-prefeito e empresário por corrupção e fraude em licitação

Justiça condena ex-prefeito e empresário por corrupção e fraude em licitação

O ex-prefeito de Apuiarés, Antônio Abdias Ferreira de Abreu, foi condenado pela Justiça juntamente com o empresário José Darlan Pereira Barreto por corrupção e fraude em licitação. A sentença, expedida na última quinta-feira, 11, pelo juiz titular da Vara Única de Pentecoste, Wallton Pereira de Souza Paiva, atendeu a uma ação ajuizada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). Além deles, a ex-servidora municipal Maria Joselene Castro foi condenada por fraude em licitação.

O empresário José Darlan, proprietário da empresa Patrol Engenharia e Serviços, foi preso em março de 2018 durante a Operação Malabares e contribuiu com as investigações; revelando a existência de um esquema de corrupção que havia sido instalado na cidade e apontando o nome de um advogado. À época, o advogado era procurador do município e estaria envolvido na fraude de documentos, usando o timbre do MP, para recomendar a aprovação de aditivos em contratos de coleta e limpeza urbana com o Executivo de Apuiarés.

O MPCE investigou os crimes de falsificação de documento, tráfico de influência, associação criminosa e corrupção ativa e passiva. Nessa fase da operação, Abdias foi preso preventivamente e Maria Joselene foi afastada do cargo de assessora da Comissão de Licitação do Município.

Comentários