• 20/10/2023
  • por Resenha Politika

Lucas Ribeiro faz avaliação da missão à China e destaca acordos significativos para a Paraíba

Lucas Ribeiro faz avaliação da missão à China e destaca acordos significativos para a Paraíba

Em seu retorno de uma viagem estratégica à China, o vice-governador Lucas Ribeiro fez uma avaliação positiva da missão no país, que teve como principal foco estreitar laços comerciais com empresas chinesas do setor farmacêutico. Integrando a comitiva paraibana, estavam também o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, o presidente do Laboratório Farmacêutico Industrial da Paraíba (Lifesa), Luciano Piquet, e a diretora industrial do órgão, Cláudia Santana.

Entre os nove dias da missão, a comitiva paraibana visitou diversas cidades chinesas, incluindo Tonghua, Xangai, Chengdu e Pequim. As visitas possibilitaram não apenas negociações e parcerias, mas também um entendimento mais profundo sobre a infraestrutura farmacêutica da China e a troca de experiências e práticas bem-sucedidas entre os dois territórios.

Um dos destaques citados pelo vice-governador foi o avanço nas tratativas com a empresa Tonghua Dongbao Pharmaceutical para a transferência de tecnologia e a implantação de uma fábrica de produção de insulinas na Paraíba. Segundo ele, parcerias também foram estabelecidas com outras duas grandes farmacêuticas, produtoras de medicamentos de alta demanda, que são de grande relevância tanto para a Paraíba quanto para todo o Brasil. Uma delas tem atuação na área de medicamentos oncológicos.

“Retornar com acordos que têm o potencial de elevar a qualidade da saúde para os paraibanos, e que, ao mesmo tempo, possam dinamizar o desenvolvimento estadual, é motivo de grande satisfação. Nossa meta é que a Paraíba se torne uma referência na oferta de medicamentos de qualidade a preços acessíveis, cuidando assim da saúde dos paraibanos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado”, declarou.

Além disso, ele enfatizou que a missão proporcionou a apresentação das competências e do potencial da Paraíba, destacando o equilíbrio fiscal do estado e o compromisso administrativo em oferecer um cenário atrativo para investidores. O vice-governador ainda expressou gratidão ao governador João Azevedo e demais integrantes da comitiva por seus papéis fundamentais neste processo.

O secretário de saúde, Jhony Bezerra, refletiu sobre o significado da viagem. “Essa missão foi um marco no fortalecimento do SUS na Paraíba. Ao estabelecer essas parcerias, estamos garantindo uma saúde de qualidade, moderna e acessível para todos os paraibanos. A importância disso não pode ser subestimada, pois estamos falando do bem-estar e da qualidade de vida da nossa população”, disse.

Já o presidente do Lifesa, Luciano Piquet, comentou sobre os próximos passos e ações para a consolidação das parcerias. “Com os acordos estabelecidos, o Lifesa agora trabalhará incansavelmente para garantir que todas as etapas de implantação destas parcerias sejam realizadas com eficácia e rapidez. Nossa meta é trazer esses avanços para a Paraíba o quanto antes”, garantiu.

Comentários