• 02/03/2022
  • por Resenha Politika

Lula: Petrobras trabalha para atender interesse dos acionistas em NY

Lula: Petrobras trabalha para atender interesse dos acionistas em NY

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a política de preços da Petrobras nesta terça-feira (1) em vídeo publicado no seu Instagram. Segundo o petista, a estatal não tem motivo para internacionalizar o preço dos combustíveis a não ser remunerar acionistas privados. 

“Não existe nenhuma razão técnica, política ou econômica para que a Petrobras tenha tomado a decisão de internacionalizar o preço do combustível, a não ser para atender aos interesses dos acionistas, sobretudo os acionistas de Nova York“, disse Lula. 

Desde outubro de 2016, quando o PT saiu da presidência, a Petrobras adota a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço dos derivados de petróleo ao mercado internacional. Após cinco anos da mudança, o combustível no Brasil concentra a maior alta da história, superando a inflação em mais de 30%.

“Eu fui presidente por 8 anos e a gente manteve o preço da gasolina, do óleo diesel, do gás de cozinha no padrão da moeda brasileira“, disse Lula. 

A estatal alega que a medida é necessária para manter-se competitiva no mercado e evitar desabastecimento. 

O ex-presidente criticou os dividendos pagos pega empresa, que devem ser de R$ 37,3 bilhões, além de outros R$ 53,8 bilhões em tributos federais relativos ao ano de 2021.

Comentários