• 20/02/2024
  • por Resenha Politika

Missão oficial da Paraíba no México conhece modelo de gestão artesanal de Puebla e compartilha experiências

Missão oficial da Paraíba no México conhece modelo de gestão artesanal de Puebla e compartilha experiências

A presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a primeira-dama Ana Maria Lins, participou, nesta segunda-feira (19), de um seminário, no qual integrantes da Missão Arriba Paraíba conheceram o modelo de gestão artesanal do estado de Puebla. O evento também teve como objetivo o compartilhamento de experiências entre as ações adotadas pelo Governo da Paraíba para fortalecer cada vez mais o segmento e as adotadas naquele país.

Em seu discurso, Ana Maria Lins destacou a atividade artesanal como expressão cultural e história de um povo. "A expressão cultural, a história de um povo, as potencialidades de um município, de um estado, de uma nação ganham forma e viram arte nas mãos dos artesãos e artesãs, trabalho que merece a ação e o apoio do poder público para profissionalizar uma atividade geradora de renda", disse.

"Na Paraíba, Estado que tem se notabilizado pela eficiência fiscal e financeira, atraindo grandes empresas e empreendimentos, o apoio da gestão do governador João Azevêdo aos nossos artesãos tem nos permitido ir além e conquistar novos espaços, dentro e fora do Brasil", continuou Ana Maria Lins, ressaltando a missão oficial ao México como uma oportunidade de compartilhamento de experiência de gestão e comercialização entre estados reconhecidos pelo potencial da produção do artesanato em suas mais diversas tipologias.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, também ressaltou a importância de mais este evento em Puebla para a divulgação das potencialidades do artesanato paraibano. "Este evento significou uma grande oportunidade de aproximação entre o Programa do Artesanato Paraibano e o programa de artesanato de Puebla. Mais que isto: um momento de troca de experiência, de mostrarmos o que vem dado certo na Paraíba e de conhecermos o que vem dando certo em Puebla. A síntese desses olhares, sem sombra de dúvidas, produzirá grandes resultados de logística e comercialização para ambos os estados", afirmou.

Opinião compartilhada também pelo coordenador da missão oficial "Arriba Paraíba", Eduardo Barroso, que também é diretor do Conselho Mundial de Artesanato. "Além dessa aproximação, o evento serviu para algumas abordagens importantes. Aqui eu fiz uma palestra magna, na qual abordei as relações que existem hoje entre as muitas disciplinas que podem concorrer para a melhoria do artesanato, principalmente o design", acrescentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, parabenizou a organização do evento, que contou com artesãos de vários municípios de Puebla, e os resultados que serão obtidos a partir de então. "Estamos extremamente felizes em participar de um evento tão representativo em Puebla e conhecer tantos artesãos de vários municípios do estado, um intercâmbio que nos trará muitos frutos positivos. O diretor de Artesanato do Governo de Puebla, Daniel Forfán, não mediu esforços para fazer um evento muito organizado e prestigiado", comentou.

A curadora do PAP, Janete Rodriguez, que, na missão ao México, representa o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, também ressaltou a importância do intercâmbio entre a Paraíba e Puebla. "Muito nos honrou integrar esta comitiva, numa grande cooperação entre o Brasil e o México, através dos representantes da Paraíba e Puebla. Quero registrar, ainda, a minha emoção ao conhecer Puebla, cidade criativa de Design e patrimônio

Comentários