• 20/03/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Municípios devem iniciar vacinação para idosos acima de 65 anos, diz SES da PB

Municípios devem iniciar vacinação para idosos acima de 65 anos, diz SES da PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, na tarde deste sábado (20), mais 91.150 doses de vacina contra Covid-19. A distribuição das doses será realizada na segunda-feira (22) e possibilitará a ampliação do público alvo para os idosos entre 65 e 69 anos. A remessa atual é composta por imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz. Além das novas doses, serão encaminhados para os municípios a segunda dose de vacinas equivalentes à sétima remessa, para completar o esquema vacinal da população.  

De acordo com a chefe do núcleo de imunização da SES, Isiane Queiroga, com a chegada destas doses será concluído o público entre 70 e 74 anos, fazendo com que a campanha de vacinação contra a covid-19 avance para uma nova faixa etária. “Vamos iniciar a vacinação em idosos dos 65 aos 69 anos e com isso mais um grupo de pessoas receberão a primeira dose de imunizante contra o novo coronavírus”, enfatiza.

Com o carregamento deste sábado, a Paraíba detém um total de nove remessas de imunizantes recebidas, totalizando 579.730. Deste quantitativo, 392.199 foram destinadas para a dose 1, e 187.129 para dose 2. Isiane Queiroga afirma que é necessário cumprir o intervalo adequado entre as doses, de acordo com a recomendação de cada fabricante, para a melhor resposta imune no indivíduo. “É preciso respeitar o intervalo, bem como tomar a segunda dose do mesmo fabricante que a anterior. O agendamento das doses em tempo oportuno e adequado é fundamental para garantir a melhor resposta imunológica contra o vírus”, finaliza.

A vacina permite diminuir a disseminação do vírus, entretanto, é preciso seguir algumas recomendações tais como: não tomar a vacina se apresentar qualquer sintoma da covid-19; seguir corretamente o intervalo entre doses e não fazer teste rápido após tomar vacina, em caso de sintoma deve ser feito o Swab em tempo oportuno (3 a 7 dias do início dos sintomas).

Comentários