• 03/02/2023
  • por Resenha Politika

Moído

Municípios entram em guerra com IBGE por causa do Censo

Municípios entram em guerra com IBGE por causa do Censo

Fundo de Participação dos Municípios se tornou uma grande dor de cabeça para os prefeitos por conta dos dados prévios apresentados pelo Censo feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Centenas de municípios tiveram queda no número de habitantes e isso representaria diminuição no repasse do FPM .

O fundo é uma transferência constitucional da União para as cidades brasileiras. O cálculo de distribuição é baseado em informações levadas ao TCU (Tribunal de Contas da União) até o dia 31 de outubro de cada ano pelo IBGE. Os principais dados são o número de moradores de cada município e a renda per capita de cada estado do país.

O FPM é visto como fundamental, pois segundo a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros - Finanças Públicas, do próprio IBGE, sobre receitas e despesas de todas as cidades do Brasil de 1998 a 2000, representa 57,3% das receitas disponíveis para as prefeituras com até cinco mil habitantes.

Mas cidades com até 50 mil habitantes também passariam por sérias dificuldades. Em conversa com o prefeito de Pereira Barreto, João de Altayr Domingues (PL), a nova forma de distribuição do fundo poderia acarretar em uma série de problemas para pequena cidade do interior de São Paulo. “Iria impactar negativamente o orçamento da prefeitura”, explicou.

Comentários