• 12/01/2023
  • por Resenha Politika

Nominando Diniz toma posse como novo presidente do TCE-PB nesta sexta

Nominando Diniz toma posse como novo presidente do TCE-PB nesta sexta

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro António Nominando Diniz Filho, tomará posse, em sessão extraordinária, nesta sexta-feira, (13), às 10 horas, no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do Tribunal. Nominando foi eleito por unanimidade para presidir o TCE-PB no biênio 2023- 2024, em substituição ao conselheiro Fernando Catão.

Na solenidade, também será empossada também a nova mesa diretora do TCE-PB. O conselheiro Fábio Nogueira, reconduzido ao cargo, será empossado na vice-presidência, assim como o corregedor geral, conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, e o ouvidor, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo. O conselheiro Arnóbio Alves Viana permanece na coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira.

O conselheiro Fernando Rodrigues Catão, que se despede da Presidência, vai presidir a 1ª Câmara Deliberativa. Para a 2ª Câmara, foi reconduzido o conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Perfil do Conselheiro Nominando Diniz Filho
 
O novo presidente do TCE-PB ingressou na Corte em maio de 2003. Ele sucedeu o conselheiro Juarez Farias no quadro de indicações do Poder Legislativo, de onde veio, depois de exercer o mandato de deputado estadual por três legislaturas, tendo sido presidente de várias comissões permanentes, vice-presidente e presidente daquele Poder no biênio 1999/2000.
 
Natural do município de Princesa Isabel, Nominando Diniz Filho é médico, pós- graduado em Cardiologia, com títulos em várias especialidades, mas sua vocação pública aflorou logo cedo, por influência de seu pai, Nominando Diniz, que era líder político e de tradicional família da região, tanto que na administração pública exerceu vários cargos, entre os quais, os de Coordenador de Promoção de Saúde Individual e Secretário Regional de Medicina Social do Inamps/PB, órgão do Governo Federal, entre os anos de 1983 e 1987, e a Secretaria Executiva de Saúde do Estado da Paraíba (1987/1989).
 
O conselheiro Nominando Diniz assume a Presidência do TCE-PB pela segunda vez. Seu primeiro mandato foi no biênio 2009/2011.

Comentários