• 10/02/2023
  • por Resenha Politika

Número de reeducandos aprovados no Enem PPL 2022 cresce mais de 73%

Número de reeducandos aprovados no Enem PPL 2022 cresce mais de 73%

O número de reeducandos do sistema prisional da Paraíba aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2022) cresceu 73,66% em relação à edição anterior. Nessa última edição, cujo resultado foi divulgado nessa quinta-feira (9), foram aprovados 389 reeducandos, enquanto na anterior foram 224, comprovando os avanços das metas estabelecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), no Plano Estadual de Educação em Prisões para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal, além de outras ações de ressocialização.

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, comemorou o resultado do Enem PPL 2022 e parabenizou os reeducandos aprovados, bem como a equipe de trabalho que contribuiu para o êxito do plano educacional. “As políticas públicas na área educacional, praticadas pelo Governo João Azevêdo, também são prioritárias no sistema prisional, objetivando a reinserção de pessoas em privação de liberdade e as egressas do sistema. As ações avançarão ainda mais nos próximos quatro anos”, pontuou o gestor. 

Para João Rosas, gerente de Ressocialização, “o crescimento expressivo nas aprovações demonstra o fortalecimento da política educacional do Governo do Estado, e a expectativa é que tenhamos um grande número de reeducandos selecionados no Sisu e Prouni para cursos de nível superior.  O trabalho de revisão de conteúdos e as parcerias firmadas para sua viabilização, que foram referências nacionais e replicadas pelo Depen para os demais estados, foram fundamentais para esse importante resultado que irá impactar na vida dessas pessoas e contribuir com a elevação da reintegração social, por meio da educação.”

As unidades/locais de prova com maior percentual de aprovados foram as seguintes:  Cadeias - 1º lugar: Cadeia de Queimadas (80% dos inscritos foram aprovados). Unidades Prisionais masculinas 1º lugar: Presídio Especial do Valentina (100%).  Unidades prisionais femininas - 1º lugar: Penitenciária feminina de Patos (40% das inscritas foram aprovadas).

Locais de prova para egressos do sistema prisional (semiaberto, aberto e em livramento condicional) - 1º lugar: Sala da Sede da Gerência de Ressocialização (23,8% dos inscritos foram aprovados). Em números absolutos, a unidade com maior número de aprovação foi a Penitenciária Desembargador Silvio Porto com 63 reeducandos aprovados.

A maior nota na redação ficou nas seguintes unidades prisionais: Penitenciária João Bosco Carneiro (Guarabira) com o reeducando F.M.C com 840 pontos e a Penitenciária Raimundo Asfora (Campina Grande) com o reeducando E.S.M também com 840 pontos.
A maior média geral do Enem PPL 2022 foi de um reeducando da Cadeia de Pombal C.E.B.S , que obteve 625,4 pontos de média.
 
Provas foram aplicadas em 100% das prisões na Paraíba

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) aplicou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2022) em 100% das unidades prisionais do estado, totalizando 65 locais de prova. Essa foi a primeira vez que isto ocorre desde a criação do certame em 2009. 

Outro dado relevante é o aumento de 46,02% no número de inscritos em relação ao Enem PPL de 2021, quando participaram 906 reeducandos. As provas do Enem PPL 2022 foram aplicadas dias 10 e 11 de janeiro com a participação recorde de 1.323 reeducandos.

Nesta edição, a aplicação das provas contou com 265 colaboradores, sendo eles, representantes da banca certificadora do certame, a Cesgranrio, servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), além da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). 

Comentários