• 20/04/2024
  • por Resenha Politika

Ônibus velho, falta de linhas e 2ª tarifa mais cara do Nordeste prejudicam população de João Pessoa

Ônibus velho, falta de linhas e 2ª tarifa mais cara do Nordeste prejudicam população de João Pessoa

Moradores do Grotão, Muçumagro, Paratibe, Portal do Sol, Bairro das Indústrias, Ernani Sátiro e outros diversos bairros de João Pessoa continuam sofrendo com a precariedade e o sucateamento do sistema de ônibus na capital. A situação é ainda mais grave porque o valor da tarifa é o segundo mais caro do Nordeste.

Apesar de todos esses problemas, a gestão municipal não tem cobrado medidas efetivas por parte das empresas. Pelo contrário, a Prefeitura conseguiu aprovar mais uma isenção e garantiu um novo benefício aos grupos empresariais que atuam no transporte coletivo da capital, criticou o deputado federal Ruy Carneiro.

“Esse esquemão entre as empresas de ônibus e Prefeitura tem que acabar. A Câmara de João Pessoa aprovou um projeto da gestão de Cícero que dá isenção de imposto para as empresas de ônibus. O que esses grupos fizeram em benefícios de bairros como Muçumagro, Paratibe, Gramame, Grotão, Bairro das Indústrias para merecerem essa isenção?”, questionou o parlamentar.

Os graves problemas enfrentados diariamente pelos passageiros estão cada vez mais recorrentes e são denunciados com frequência nas redes sociais e nos veículos de comunicação, acrescentou Ruy. 

“A população não aguenta mais conviver com tanto descaso. Os ônibus continuam as mesmas sucatas de décadas. Por que a prefeitura não cobra a renovação da frota desses bairros que citei e muitos outros da zona sul? Isso não é justo. Tem que recuperar as linhas que foram desativadas, ampliar os ônibus nesses locais, fiscalização para ônibus atrasado ou quebrado. Os ônibus de João Pessoa têm jeito”, concluiu.

A medida provisória apresentada pelo prefeito Cícero Lucena prorroga a isenção de 50% do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza para empresas de ônibus até o fim do ano. A matéria aprovada pela Câmara Municipal agora se soma ao reajuste recente de 20 centavos na passagem, que foi aprovado no mês de fevereiro. A tarifa passou a custa R$ 4,90, mas na maioria dos bairros não houve melhorias para os usuários.

Assessoria

Comentários