• 11/09/2023
  • por Resenha Politika

Opera Paraíba itinerante realiza 65 cirurgias no fim de semana, em Catolé do Rocha

Opera Paraíba itinerante realiza 65 cirurgias no fim de semana, em Catolé do Rocha

A equipe itinerante do Programa Opera Paraíba esteve, nesse fim de semana, no Hospital Regional de Catolé do Rocha, onde realizou 65 cirurgias eletivas. A ação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem o intuito de diminuir o tempo de espera por um procedimento cirúrgico. Foram disponibilizadas cirurgias de histerectomia, hernioplastia, laqueadura e vesícula.
 
Este ano, já é a quarta vez que a unidade de Catolé do Rocha recebe o Programa. No mês de abril, o hospital recebeu o Mutirão de Catarata e beneficiou cerca de 300 paraibanos com a oportunidade de voltar a enxergar melhor. Em maio, foram mais 75 pacientes contemplados com cirurgias gerais também através do Opera Paraíba e, em julho, o hospital realizou, em três dias, outro mutirão de procedimentos eletivos, contemplando 63 paraibanos.
 
A diretora do hospital, Jaqueline de Andrade, destaca a aproximação do serviço com a população, sem a necessidade de deslocamento para o tratamento de saúde nos grandes centros como João Pessoa e Campina Grande. “Esse é um importante programa de interiorização da saúde, em que o paciente pode realizar suas cirurgias na própria região onde mora, proporcionando melhor condição de acesso ao serviço e mais qualidade de vida”, pontua.
 
A dona de casa Alexandra da Silva destacou que a cirurgia vai proporcionar melhorias na qualidade de vida. “Todo mês, eu sentia muita dor nas pernas e eu sei que depois vou ficar bem melhor, que eu não vou mais sentir as dores que eu sentia”, ressaltou.
 
O Hospital Regional de Catolé do Rocha é referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade.

Comentários