• 04/02/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Opera Paraíba realiza cirurgias bariátricas em Campina Grande

Opera Paraíba realiza cirurgias bariátricas em Campina Grande

O programa Opera Paraíba realiza, neste fim de semana (3 e 4), 12 cirurgias bariátricas para o tratamento da obesidade e outros agravos de saúde associados ao sobrepeso. Os procedimentos ocorrem no Hospital de Clínicas, na cidade de Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar estadual.

O Opera Paraíba foi criado pelo Governo do Estado com o objetivo de ampliar e agilizar o acesso da população às cirurgias eletivas. O programa está presente em todas as regiões da Paraíba ofertando procedimentos de baixa, média e alta complexidade.

Bariátrica - Feita com o uso da videolaparoscopia, a cirurgia é considerada minimamente invasiva e proporciona vantagens em relação ao procedimento convencional, como explica o cirurgião bariátrico, Eduardo Pachu. “Os principais benefícios da cirurgia por vídeo é que o paciente sente menos dor no pós-operatório, apresenta melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções”, detalhou.

A arquiteta Fabiana Cabral lutava contra a obesidade há 15 anos e conta que a cirurgia é a realização de um sonho. “Eu já tinha feito dieta, atividade física, ido a médico e nada dava jeito. Foi quando eu fiquei sabendo do Opera Paraíba e me cadastrei. Hoje eu estou realizando um sonho, pois sei que vou mudar de vida e ter mais saúde”, comemorou.

O diretor-geral do hospital, Thyago Morais, lembra que a unidade realiza cirurgias bariátricas desde 2022. No ano passado, a quantidade de procedimentos realizados mensalmente aumentou para dar celeridade à fila de espera da especialidade. “Já fizemos 196 bariátricas, desde o começo. Este ano estamos chegando ao número de 28 neste fim de semana, e nossa meta é promover mais procedimentos por mês para acelerar a fila de espera”, explicou.

Para ser beneficiado com o Programa Opera Paraíba, o usuário deve procurar as Secretarias de Saúde de cada município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br.

Comentários