• 16/09/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Opera Paraíba restaura a visão de mais 230 pessoas em mutirão de catarata no Hospital de Coremas

Opera Paraíba restaura a visão de mais 230 pessoas em mutirão de catarata no Hospital de Coremas

Mais 230 pessoas tiveram a oportunidade de restaurar a visão por meio do Programa Opera Paraíba, uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem o objetivo de diminuir o tempo de espera por cirurgias eletivas em todo Estado. Nesta semana, a ação aconteceu no Hospital Estevam Marinho, em Coremas, com a realização do quinto mutirão de cirurgias de catarata da unidade este ano. As intervenções tiveram início na segunda-feira (11) e terminaram nesta sexta-feira (15), beneficiando 230 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando 10 municípios da 10ª Região de Saúde do Estado. Até o final do mês de setembro, estão previstos mais dois mutirões de catarata na unidade.

De acordo com a diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, o Programa Opera Paraíba tem acreditado na potencialidade do Hospital Estevam Marinho em realizar cirurgias oftalmológicas. “Esse trabalho é muito bom porque a gente trata e cuida da saúde de todas as pessoas da nossa região e do Sertão Paraibano. Só este ano, foram realizadas 730 cirurgias e já estamos com duas ações previstas até o final deste mês, atendendo a região do Vale do Piancó”, informa a diretora.

Para Francisco das Chagas Leandro da Silva, de 59 anos, morador de São Francisco, os problemas com a visão já estavam atrapalhando o seu trabalho. “Eu trabalho com obras e se tinha um ponto na parede, eu via tudo embananado. Com a cirurgia eu vou ficar bom, trabalhar, cuidar bem da família. A visão é tudo na vida do ser humano”, comemora.

Maria de Fátima Furtado, de 69 anos, moradora de Sousa, relata que sua visão estava apenas em um dos olhos. A usuária estava ansiosa para voltar a enxergar. “A vista estava ruim, vivia com dor de cabeça já não conseguia sair sozinha de casa. Enxergo só por um olho e já estava ficando ruim. Qual o pobre que pode pagar uma cirurgia dessas na rede particular que custa cinco ou seis mil uma operação?”, questiona dona Maria.

Já Neusa da Silva, de 67 anos, moradora do Município de São José da Lagoa Tapada, não aguentava mais ver o mundo em uma nuvem cinza. “Nem para a igreja eu estava indo mais, estava com a vista ruim. É perigoso, podia ser atropelada. Agora vou poder pintar, passear, ir pra igreja, visitar a minha vizinha”, celebra.

Somente em 2023, o Opera Paraíba já realizou mais de 5 mil cirurgias de catarata em todo o estado. Para participar do programa, o encaminhamento é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das Secretarias de Saúde de cada município.

Comentários