• 21/12/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Paraíba registra aumento de cobertura vacinal nas doses de rotina do calendário da criança

Paraíba registra aumento de cobertura vacinal nas doses de rotina do calendário da criança

A estratégia do Governo do Estado com o programa Vacina Mais Paraíba tem registrado um aumento de cobertura vacinal nos imunizantes de rotina do calendário vacinal de crianças até 1 ano de idade. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde são preliminares e referentes ao período de janeiro a outubro de 2023, apontando uma reversão de tendência de baixa dessas coberturas nos anos anteriores. Ao todo, oito vacinas apresentaram o acréscimo na cobertura: Febre Amarela, Hepatite A, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica 10, Poliomielite, Rotavírus e Tríplice Viral.

Fazendo a comparação entre 2022 e o período de janeiro a outubro de 2023, é observado um progresso significativo nos dados. Por exemplo, para o imunizante de Febre Amarela, houve um notável aumento de 121% em 2023, passando de 33 para 73 municípios que atingiram a meta de imunização. Já o de Hepatite A apresentou um crescimento significativo, com 132 municípios atingindo a meta em 2023, um aumento de 52% em relação aos 87 municípios de 2022. Outro destaque é a vacina de Rotavírus com 159 municípios atingindo a meta em 2023, um aumento de 62% em relação aos 98 municípios de 2022.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, esse aumento é o resultado de um ano de estratégias e ações para a retomada de altas coberturas vacinais na rotina dos paraibanos. Ele pontua que o estado sempre foi referência de vacinação e, assim como outros entes federativos, sofreu com o decréscimo das coberturas nos anos anteriores. O gestor aponta o Vacina Mais Paraíba como estratégia para o avanço da melhoria das coberturas e destaca o empenho e dedicação dos municípios nas ações de Imunizações. O projeto conquistou o segundo lugar na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

“Comparando o ano de 2022 e o período de janeiro a outubro de 2023, destacamos os avanços significativos na cobertura vacinal em vários municípios paraibanos, o que reflete os esforços contínuos na promoção da saúde pública e prevenção de doenças por meio da vacinação. Com as estratégias do Vacina Mais Paraíba, como o investimento de mais de R$ 800 mil nas salas de vacina com a capacitação e a contratação de equipes de imunização, conseguimos aumentar nossas coberturas de rotina e dar destaque a atuação do estado como referência em vacinação no país”, pontua.

Dados da SES apontam que 37 municípios atingiram as metas de cobertura vacinal em todos os imunizantes. Foram eles: Algodão de Jandaíra, Aparecida, Areial, Boa Vista, Cajazeirinhas, Catingueira, Curral Velho, Fagundes, Gurjão, Ibiara, Igaracy, Ingá, Itatuba, Jacaraú, Logradouro, Mãe d'Água, Manaíra, Mari, Natuba, Nova Palmeira, Ouro Velho, Parari, Picuí, Pilar, Quixaba, Riachão do Bacamarte, Riacho dos Cavalos, Salgado de São Félix, Santa Cecília, Santa Inês, Santo André, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, Taperoá, Tavares, Vista Serrana e Zabel.

Jhony Bezerra reforça que, mesmo com resultados satisfatórios, é necessário fortalecer a vigilância e elevar cada vez mais as coberturas vacinais. Ele lembra às Secretarias Municipais de Saúde que, além da oferta da vacina, é importante também fazer a alimentação do Sistema de Informação da Imunização (e-SUS APS), a cada aplicação de imunobiológico, o que favorece o registro correto das informações. O gestor ressalta que cada município dispõe de autonomia para definir as estratégias de divulgação e ampliação do acesso que melhor se encaixe na realidade e necessidade de sua população.

O informativo com a análise de cobertura das vacinas de rotina do Estado da Paraíba de janeiro a outubro de 2023 está disponível no site da SES e pode ser acessado pelo link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/informativo-cobertura-vacinal-2023.pdf.

Comentários