• 01/09/2023
  • por Resenha Politika

Parque Estadual Serra da Santa Catarina: Bioma Caatinga ganha mais uma unidade de conservação no Sertão paraibano

Parque Estadual Serra da Santa Catarina: Bioma Caatinga ganha mais uma unidade de conservação no Sertão paraibano

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou, nessa quinta-feira (31), audiência pública para tornar a Serra da Santa Catarina uma unidade de conservação do Bioma Caatinga. A atividade, que visa a proteção e preservação do ecossistema, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Manuel Batista Guedes, no município de Aguiar, e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre autoridades estaduais e municipais, moradores e pesquisadores. 
 
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou o potencial ecoturístico da Região e o orgulho que é ter na Paraíba uma unidade de conservação do Bioma Caatinga.  “Nosso trabalho foi em colaboração com a população. Trabalhamos de mãos dadas durante todas as etapas. Estamos aqui também para trazer desenvolvimento econômico através do turismo ecológico. Falo com orgulho que nós temos mais uma unidade de conservação do Bioma Caatinga, cheia de belezas e riquezas, no coração do nosso Sertão paraibano”, disse a secretária, que coordena as ações e projetos no Consórcio Brasil Verde, dentro do Bioma da Caatinga.
 
O gerente executivo de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Thiago Silva, destacou a importância desse momento para o Meio Ambiente. “A minha realização pessoal nesse projeto é muito grande, estive presente desde o início, junto com outros pesquisadores, quando assumimos a responsabilidade de criar um projeto de proteção para algumas espécies da nossa fauna. Chegar nesse momento e ver a concretização da criação do Parque é algo que vou me orgulhar por toda a minha vida e vou deixar como legado para as gerações de biólogos, ambientalistas e para minha família”, relatou Thiago Silva. 
 
Essa foi a última etapa do projeto que contou com a participação popular. A próxima etapa para a criação do Parque Estadual Serra da Santa Catarina é a assinatura do Decreto de criação, pelo Governador João Azevêdo.
 
Parque Estadual Serra da Santa Catarina - A unidade está localizada no oeste da Paraíba, no Bioma Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água no Sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.
 
Bioma da Caatinga - A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 70% da Região Nordeste e 11% do território nacional. O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”. Essa denominação representa as características da vegetação desse ecossistema, cujas folhas caem no período da seca.

Comentários