• 17/12/2021
  • por Resenha Politika

Campo

PB Rural Sustentável recebe 639 novas demandas das associações de agricultores familiares

PB Rural Sustentável recebe 639 novas demandas das associações de agricultores familiares

O PB Rural Sustentável recebeu 639 novas demandas de associações comunitárias rurais relativas ao acesso à água, melhorias pontuais de acesso rural – passagem molhada, e para implementação de subprojetos de Alianças Produtivas, cujas obras começam a ser executadas. O prazo para apresentação das manifestações de interesse para as chamadas públicas foi encerrado no dia 14 deste mês. 
 
Foram apresentadas demandas para implantação de Sistemas de Abastecimento de Água Completo – ADC (69); Recuperação/Adequação de Sistemas de Abastecimento de Água Completo – ADC (19); Sistemas de Abastecimento de Agua Singelo – ADS (57); Recuperação/Adequação de Sistemas de Abastecimento de Água Singelo – ADS (02); Sistemas de Abastecimento de Água com Dessalinizador (16); Cisternas para reserva de água para consumo humano, correspondentes as 269 Subprojetos (6.566); Subprojetos para melhorias pontuais de acesso rural (04); Passagens Molhadas (89), e Subprojetos de Alianças Produtivas (82).
 
Participaram dessas Chamadas Públicas 639 Associações Comunitárias, o mesmo número de demandas, pois, segundo as normas do Projeto, cada Associação só pode apresentar um pleito, na vigência do PB Rural Sustentável. 
 
O acesso à água foi a primeira chamada pública e objetivou selecionar propostas para apoio financeiro de subprojetos como Sistema de Abastecimento de Água Completo ou Singelo, entre outros, além de Cisternas para reserva de água para consumo humano. A segunda chamada ofereceu apoio financeiro aos projetos selecionados para melhorias pontuais de acesso rural/passagem molhada.

As Alianças Produtivas integravam a terceira chamada pública, que concedeu apoio financeiro a subprojetos que auxiliam na comercialização dos produtos, buscando fortalecer as diversas cadeias produtivas agropecuárias, agroindustriais e/ou não-agrícolas (a exemplo de artesanato, turismo rural e atividades afins) do Estado da Paraíba, contribuindo para o fortalecimento das capacidades de gestão das Organizações de Produtores e, consequentemente, o incentivo econômico-social através da promoção e/ou ampliação do acesso aos mercados.

O PB Rural Sustentável é executado pelo Projeto Cooperar, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), e tem por objetivo apoiar entidades associativas rurais, beneficiando diretamente 44.600 famílias. Conta também com a participação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), instituições parceiras e prestadores de serviços especializados.

Comentários