• 28/11/2023
  • por Resenha Politika

PF cumpre mandados na PB em operação que combate fraudes bancárias eletrônicas

PF cumpre mandados na PB em operação que combate fraudes bancárias eletrônicas

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (28), seis mandados de busca e apreensão na Paraíba durante a operação Não Seja um Laranja 3,  para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas.

Os mandados foram cumpridos em Campina Grande, Cabaceiras e Caturité. A operação nacional faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com a Febraban e instituições bancárias associadas no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

A Polícia Federal, por meio das Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos, cumpre mandados nos seguintes estados: AC (1), AL (2), AP (1), GO (2), MA (2), MG (1), PB (6), PE (1), PI (2) e RN (1) – no contexto de investigações de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

Nos últimos anos, a PF detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Comentários