• 26/01/2024
  • por Resenha Politika

PF investiga se Camilo Santana era monitorado irregularmente pela Abin, diz jornal

PF investiga se Camilo Santana era monitorado irregularmente pela Abin, diz jornal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Vigilância Aproximada parainvestigar uma organização criminosa instalada na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O grupo é suspeito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial.

Um dos alvos da operação é o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ele foi o gestor da agência no governo Jair Bolsonaro e, segundo apuração da jornalista Andreia Sadi, da Globonews, a PF investiga se ele continuou recebendo informações da Abin mesmo após deixar o cargo. Ramagem esteve à frente da Abin entre julho de 2019 e abril de 2022.

O atual ministro da Educação, Camilo Santana, teria sido um dos alvos da organização criminosa quando ainda era governador do Ceará. Segundo divulgado pelo jornal O Globo, na época, drones monitoraram a residência oficial do petista, em Fortaleza. Além do ex-governador do Ceará, a organização ainda teria produzido dossiês sobre os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do STF. Ainda de acordo com O Globo, os documentos indicavam uma tentativa de relacionar os magistrados a uma facção criminosa, visando difundir notícias falsas.

Comentários