• 21/09/2021
  • por Resenha Politika

Educação

Prefeitura de João Pessoa dá início às aulas presenciais para alunos do Ensino Fundamental II nesta quarta

Prefeitura de João Pessoa dá início às aulas presenciais para alunos do Ensino Fundamental II nesta quarta

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), inicia nessa quarta-feira (22) as aulas presenciais para os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, além dos ciclos III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa é quinta etapa do retorno gradativo das aulas. 

Esse retorno segue os mesmos protocolos que foram adotados nas terceira e quarta etapa, com os alunos do 1º ao 5º ano. As segundas, quartas e sextas-feiras serão quatro horas diárias de atividades para cada turno escolar.

As turmas seguem dividas em dois grupos. Na primeira semana de aula o grupo A assiste aula de forma presencial enquanto o grupo B de forma remota. Na semana seguinte a sequência é alternada para que todos possam estar presencialmente com seus professores.

As terças e quintas-feiras ficam reservadas para as aulas remotas e higienização dos espaços das unidades de ensino.

Também serão incluídas uma aula de Arte e outra de Educação Física, ambas com duração de 50 minutos para todas as turmas. 

Proteção – O uso de máscaras também é obrigatório. O procedimento de higienização e a troca das máscaras e de outros eventuais equipamentos de proteção devem ser feitos pelo profissional de apoio antes do atendimento a cada novo estudante.

Etapas – No dia 16 de agosto, teve início a primeira etapa de retomada de atividades presenciais com crianças de 3 anos de idade nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e alunos da Educação Especial.
Na segunda etapa, foi a vez dos alunos da pré-escola, 4 e 5 anos. A terceira etapa foi marcada pelo retorno dos anos iniciais (1º e 2º ano do Ensino Fundamental I). O quarto ciclo de retomada presencial foi com os alunos dos 4º e 5º anos também do Fundamental I.
 
Semanas alternadas
 
Creis

1° semana – grupo A
 
2° semana – grupo B
 
Pré-escola, anos iniciais e finais e EJA
 
1ª Semana
Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
 
2ª Semana
Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)

Comentários