• 16/08/2023
  • por Resenha Politika

Programa Nacional de Imunizações confere ações de sucesso em vacinação na Paraíba

Programa Nacional de Imunizações confere ações de sucesso em vacinação na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu a visita do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, nesta quarta-feira (16). Na ocasião, secretários de saúde e área técnica da secretaria dialogaram sobre as ações de sucesso em vacinação no estado. A agenda contemplou visita ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e o Núcleo de Imunizações da SES. 

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o encontro foi oportuno para o diálogo sobre o fortalecimento do programa de imunização da SES para os 223 municípios. Foram discutidas, junto ao diretor do PNI, ações para ampliar ainda mais a cobertura vacinal e expandir o CRIE para outros municípios, chegando nas três macrorregiões do estado.

“Ainda estamos celebrando o sucesso do programa Vacina Mais Paraíba. Hoje, convidamos o Eder Gatti para conhecer nossa estrutura, a Rede de Frio, que é o local onde armazenamos nossas vacinas. Na oportunidade, conversamos sobre possível ampliação dos nossos serviços de imunização, ação que está dentro do nosso plano de interiorização da saúde”, pontuou.

O diretor do PNI destacou a boa integração entre estado e municípios no quesito imunização. Eder Gatti reforçou a boa estrutura do CRIE e elogiou o serviço prestado para a população.

“A estrutura é muito adequada, com boa conservação, garantia de qualidade das vacinas e do serviço prestado para a população. Além disso, observamos uma boa integração entre estado e municípios. O estado dá o apoio técnico, logístico, e tem o Vacina Mais Paraíba, programa que realiza ações diferenciadas para aumentar o acesso da população à vacinação. A Paraíba, de fato, está preocupada com a vacinação da sua população. O estado tem um plano claro, eu saio daqui extremante satisfeito”, observou.

Na segunda, dia 14, a SES realizou um evento em comemoração a um ano do “Vacina Mais Paraíba”, criado com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais no estado. O projeto conseguiu resultados exitosos como avançar em todas as vacinas do PNI, com destaque para a poliomielite, na qual a Paraíba foi o primeiro estado a alcançar a cobertura em 2022, o segundo a atingir a meta de cobertura da influenza. Somado a isto, o Governo do Estado promoveu, ao todo, um investimento de mais de R$ 800 mil nas salas de vacina com a capacitação e a contratação de equipes de imunização, bem como promovendo a premiação dos municípios que atingissem a meta de vacinação contra a influenza.

Comentários