• 09/09/2022
  • por Resenha Politika

Segurança Pública

Programa Patrulha Maria da Penha da Paraíba recebe Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Programa Patrulha Maria da Penha da Paraíba recebe Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A solenidade da entrega do prêmio do Selo Especial de Práticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) acontece nesta sexta-feira (9), durante a 16ª edição do Encontro Anual na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. A coordenadora do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, Mônica Brandão, participa do evento representando a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, junto com a capitã Gabriela Jácome, representando a Polícia Militar da Paraíba.

A quarta edição do Selo buscou reconhecer e documentar iniciativas que se destacaram durante a pandemia de Covid-19. No total, foram 58 projetos inscritos em todo o país, dos quais 8 receberão o selo. A Paraíba é o único Estado do Nordeste contemplado. Os números revelam que mais de 1.200 mulheres já foram protegidas pelo programa nestes três anos e nenhum caso de feminicídio foi registrado. Antes de ser implantado o serviço, a única opção que a mulher em situação de violência mais grave tinha era buscar a Casa Abrigo. 

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, celebrou a conquista e lembrou a expansão do serviço para região de Campina Grande durante a pandemia, atendendo mais 34 cidades, além das rotas de monitoramento 24 horas. “Este é um momento muito especial para todas nós, pois valida um trabalho árduo, cujo objetivo é proteger as mulheres paraibanas da violência doméstica. Nossa meta é chegar na mulher antes da decisão da medida protetiva ser deferida. Nosso trabalho não é ostensivo, mas preventivo. Esse é o nosso mérito”, afirma a coordenadora Mônica Brandão.
 
A comandante da Patrulha Maria da Penha, Gabriela Jácome, disse que a premiação representa que “estamos no caminho certo da proteção da vida das mulheres”. 
 
O selo - O Selo FBSP é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem como objetivo reconhecer práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais envolvidos com o tema da segurança pública. Todas as iniciativas, sejam finalistas ou premiadas com o Selo FBSP, encontram-se documentadas na Casoteca, que consiste em um conjunto de publicações (livros físicos, e-books, vídeos, etc) que retratam as iniciativas de destaque em cada ano.

Comentários