• 15/12/2021
  • por Resenha Politika

ALPB

Projeto propõe transparência das concessionárias de energia sobre recursos para iluminação pública nos municípios

Projeto propõe transparência das concessionárias de energia sobre recursos para iluminação pública nos municípios

Em mais uma ação que visa contribuir para a garantia dos direitos do consumidor, o deputado estadual Wilson Filho teve o Projeto de Lei 3269/2021 aprovado durante sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba, desta terça-feira (14). O projeto propõe a divulgação, por parte das concessionárias de energia, dos valores repassados para as prefeituras decorrentes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

A CIP é uma taxa cobrada mensalmente na conta de energia. Ela é utilizada pelas prefeituras para subsidiar serviços, reparos, manutenções e energia elétrica para iluminação dos espaços públicos. O intuito do Projeto de Lei do deputado Wilson Filho é que a população saiba, com transparência, quanto o município está recebendo mensalmente para ser investido na melhoria da iluminação da cidade.

Conforme o deputado, a divulgação das informações aos consumidores será de extrema importância para a transparência da gestão dos recursos. “Com acesso aos valores repassados, os moradores poderão cobrar a aplicação do que eles pagaram e deve incentivar a melhoria da qualidade do serviço de iluminação pública nos municípios”, afirmou Wilson Filho.

O projeto recomenda que as informações sobre os recursos devem ser exibidas no portal oficial da concessionária de energia, em local visível e de fácil acesso. “Esta é mais uma ação de nosso mandato que tem o intuito de disponibilizar ao consumidor mais transparência e aplicação correta dos recursos”, disse o deputado Wilson Filho.

Multa

Se o Projeto de Lei foi sancionado pelo governador João Azevêdo, as concessionárias de energia terão um prazo de 90 dias para se adequarem. Caso, descumpram o que determina a lei poderão ser multadas com o valor de 1 mil UFIR’s diariamente. Os valores da multa deverão ser repassados ao Procon da Paraíba.

Assessoria de imprensa

Comentários