• 16/01/2023
  • por Resenha Politika

Projeto Vacina Mais capacita agentes comunitários de saúde para melhorar cobertura vacinal na PB

Projeto Vacina Mais capacita agentes comunitários de saúde para melhorar cobertura vacinal na PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, iniciou a capacitação de todos os agentes comunitários de saúde (ACS) para fortalecer o calendário vacinal. Serão 135 turmas ao todo e o intuito é melhorar as coberturas vacinais do estado. As primeiras turmas aconteceram nos municípios de Santa Cecília, Remígio e Arara.

A ação faz parte do Projeto Vacina Mais Paraíba e de acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, o objetivo é capacitar os ACSs com a atualização do calendário vacinal. Ela explica que a secretaria iniciou o processo capacitando os coordenadores de imunização das Gerências Regionais de Saúde e apoiadores e agora eles estão replicando o conteúdo dentro dos municípios.

“A capacitação traz a importância dos agentes comunitários para resgatar as altas coberturas vacinais em seus territórios. Eles são o elo de ligação entre as famílias e os serviços de saúde, e por isso podem contribuir muito para manter a caderneta da criança atualizada. A agenda é composta por uma parte teórica e oficinas trabalhando o calendário vivo. A ideia é que este ano a Paraíba continue apresentando bons resultados e que possamos atingir as metas das coberturas vacinais”, pontua.

O Projeto Vacina Mais Paraíba foi lançado em julho de 2022 e tem como propósito trabalhar no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações – para o fortalecimento da operacionabilidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação – fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal e sistemas de informação – aprimorando o fluxo de registro, análise e trabalho com os dados vacinais.

Comentários