• 05/08/2023
  • por Resenha Politika

Qualidade de vida da cidade de João Pessoa é um dos principais atrativos para moradores e turistas

Qualidade de vida da cidade de João Pessoa é um dos principais atrativos para moradores e turistas

Enquanto o restante do Brasil dorme, os primeiros raios de sol já despontam no horizonte de João Pessoa. Isso acontece porque a cidade está situada no ponto mais oriental das Américas. No alto dos seus 438 anos, a capital paraibana está cada dia mais radiante, trazendo em suas praias, parques e praças um convite diário para que a população desfrute e melhore sua qualidade de vida, que, aliás, é um dos principais atrativos para moradores e turistas que visitam a cidade.
 
No verão, o dia já está claro em torno das 5h e a Prefeitura de João Pessoa interdita a principal avenida da orla marítima para o trânsito de veículos até 8h para a prática esportiva – caminhada, corrida, ciclismo, skate ou patins. No local, pessoas de diversas idades – crianças, jovens, adultos e idosos, muitos deles acompanhados dos seus animais de estimação.
 
Os últimos raios de sol se vão por volta das 18h. Porém, nesse intervalo, a população desfruta da área da praia durante todo o dia, para dar mergulhos numa água morna, andar de bicicleta na ciclovia - que se estende por vários quilômetros da orla, ou praticar esportes nos equipamentos instalados na faixa de areia da praia, como vôlei, futevôlei, beach tennis, frescobol, calistenia ou musculação.
 
À noite, o calçadão da praia é tomado por pessoas que vão passear com as crianças, pets ou simplesmente caminhar, correr, fazer um lanchinho e tudo isso com muita tranquilidade, já que a Guarda Civil Metropolitana está na área fazendo a ronda diária para garantir a segurança de moradores, comerciantes e turistas, além das equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que cuidam em manter toda a orla limpa.
 
Mas a qualidade de vida na cidade de João Pessoa vai muito além da praia. Espalhadas por diversos pontos da cidade estão dezenas de praças com equipamentos de ginástica, quadras poliesportivas, pistas de skate, áreas verdes agradáveis para caminhar, correr, fazer piqueniques ou assistir a apresentações culturais em seus anfiteatros.
 
A cidade de João Pessoa dispõe, ainda, de áreas verdes onde moradores e turistas podem praticar atividades físicas ou simplesmente contemplar a natureza, a exemplo do Parque Solon de Lucena e o Parque Arruda Câmara (Bica), além do Jardim Botânico (administrado pelo Governo do Estado).
 
O Parque Solon de Lucena, conhecido popularmente como a ‘Lagoa’, foi transformado em parque há quase cem anos. É um dos principais símbolos da cidade, situado no Centro da Capital com belos jardins, rodeada por palmeiras imperiais e espécies de árvores do bioma da Mata Atlântica, como ipês, pau-brasil, acácias e bambuzais. Nos meses de setembro e novembro, a natureza presenteia a todos com as floradas dos ipês-amarelos, que tornam o parque ainda mais bonito tomado pelo amarelo das flores. A Lagoa é um espaço público ideal para passear com a família, praticar esportes e participar de importantes acontecimentos sociais e políticos.
 
O Parque Arruda Câmara, conhecido carinhosamente como Bica, também é um espaço propício para compartilhar momentos com a família e com a natureza. É um parque zoobotânico, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), localizado no bairro do Roger. No local, é possível passar um dia agradável rodeado de verde, visitar os animais, fazer caminhadas, trilhas na mata, andar de bicicleta, de trem, pedalinho, fazer piquenique ou um pouco de tudo.

Comentários