• 20/09/2023
  • por Resenha Politika

Organizando a Esperança

Reitor da UFCG participa de evento de cooperação internacional em Roma

Reitor da UFCG participa de evento de cooperação internacional em Roma

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, está participando, nesta quarta-feira, dia 20, e quinta, 21, do Encontro de Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, em Roma, na Itália.

O evento, promovido pela Red Universitaria para el Cuidado de la Casa Común (RUC), em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), reúne líderes acadêmicos de vários países comprometidos com a causa da ecologia integral e a busca por um futuro mais sustentável, e se configura como uma oportunidade ímpar de partilhar conhecimentos em uma plataforma de diálogo de importância global.

“O convite à UFCG, para participar deste encontro, ressalta o reconhecimento das iniciativas e esforços institucionais em direção ao cuidado ambiental e à promoção do desenvolvimento sustentável”, considerou o reitor, afirmando que o evento oferece um ambiente propício para compartilhar experiências, perscrutar colaborações interinstitucionais e participar de discussões de alto relevo sobre os desafios atuais relacionados à crise ambiental, mudanças climáticas, justiça social e outros temas pertinentes.

“A oportunidade de interagir com outros líderes universitários da América Latina e do Caribe, todos dedicados a moldar um futuro sustentável para as gerações vindouras, reforça a importância e o impacto da participação da UFCG no evento”, pontuou.

O evento

Os representantes das universidades participantes estão reunidos em grupos para elaboração de uma proposta, de acordo acadêmico, que contemple possíveis soluções ou esforços conjuntos baseados no saber acadêmico-científico para enfrentamento dos desafios ambientais, sociais, econômicos e culturais de cada território.

O documento será apresentado, em audiência presencial, ao papa Francisco como um gesto de reconhecimento e diálogo da universidade como um ator imprescindível para a promoção de novos processos regionais para o cuidado com o planeta Terra e o desenvolvimento sustentável.

Também serão realizadas visitas formais às embaixadas do Brasil em Roma e no Vaticano, e a universidades italianas para ampliar e consolidar acordos de cooperação internacional.

(Ascom UFCG)

Comentários