• 11/02/2022
  • por Resenha Politika

Brasília

Saúde compra mais 2 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer

Saúde compra mais 2 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer

Na busca por acelerar a imunização contra a covid-19 de crianças, o Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (11/2) a contratação de mais 2 milhões de doses da vacina pediátrica da Pfizer, que já é aplicada no país nos grupos de faixa etária de 5 a 11 anos. Com a adição das unidades, a pasta já adquiriu 22 milhões de imunizantes da Pfizer destinados ao público pediátrico

A previsão é de que as novas doses cheguem ao país ainda em fevereiro. “Esses 2 milhões a mais serão entregues ainda em fevereiro, justamente para agilizar ainda mais a campanha de vacinação das nossas crianças”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo a pasta, até o momento, mais de 17,2 milhões de doses foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal para a imunização do público infantil. Desse total, quase 8 milhões são doses pediátricas da Pfizer. O restante é CoronaVac, imunizante também aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em crianças a partir de 6 anos.

Ritmo lento

Iniciada há pouco tempo no Brasil, a vacinação contra a covid-19 do público infantil ainda não engatou um ritmo uniforme em todo Brasil. Segundo o governo federal, apenas 3,4 milhões de crianças receberam a primeira dose do imunizante. O número é pequeno já que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), existem 20,5 milhões de pessoas entre 5 e 11 anos no país.

A desinformação, problemas na distribuição dos imunizantes e até mesmo a alta taxa de transmissão e aumento dos casos positivos são alguns dos motivos elencados por especialistas que influenciam no avanço da campanha de imunização dos pequenos.

 

Comentários