• 22/05/2023
  • por Resenha Politika

Saúde da PB divulga boletim semanal de síndromes respiratórias totalizando 385 casos confirmados em 2023

Saúde da PB divulga boletim semanal de síndromes respiratórias totalizando 385 casos confirmados em 2023

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (22), o Boletim Epidemiológico semanal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos no estado. O documento aponta que, até o dia 20 de maio, foram confirmados 385 casos na Paraíba, além de um aumento de 30% nas notificações na comparação com a semana anterior. 

De acordo com o boletim, os vírus identificados em maior percentual foram o Sincicial (VRS), Influenza B e Rinovírus. A faixa etária de crianças com idade até 9 anos registrou 269 ocorrências de síndromes respiratórias, das quais 14 evoluíram para óbito. Outras 13 vidas foram perdidas por pessoas de faixas etárias superiores. A Paraíba segue com sete óbitos em investigação, sendo três crianças menores de 4 anos e os demais adultos acima de 50 anos.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, explica que um dos objetivos do monitoramento dos casos hospitalizados com SRAG é identificar e acompanhar a demanda de casos e da letalidade para avaliar a assistência ofertada para recomendar as medidas necessárias. Ele afirma que, na Paraíba, o registro dos casos suspeitos de SRAG deve ser realizado por todos os estabelecimentos de saúde que atendem os pacientes hospitalizados e alerta que este é o período sazonal para vírus respiratórios.

“Destacamos a importância da população realizar a etiqueta respiratória e manter o cartão vacinal atualizado com a vacina contra Influenza, que previne contra tipo A e B, e da vacina contra Covid-19. A imunização é o meio mais seguro de proteger da forma grave da doença”, pontua. 

De acordo com a SES, até o momento, a vacinação contra influenza atingiu 58,64% de cobertura nos públicos prioritários. O público infantil (crianças de 6 meses a menores de 6 anos) registrou a aplicação de 161.946 doses e tem cobertura de 50,81%. Os idosos com mais de 60 anos alcançaram 61,83% de cobertura.

Comentários