• 21/08/2023
  • por Resenha Politika

Imunização

Saúde divulga balanço epidemiológico e alerta para baixo índice de vacinação bivalente na PB

Saúde divulga balanço epidemiológico e alerta para baixo índice de vacinação bivalente na PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (21) levantamento sobre a vacinação com o cenário epidemiológico da Paraíba. Os dados mostram que o percentual de vacinas bivalentes aplicadas é de 16,11%, com o total de 480.318 doses de reforço. O nível é considerado baixo, visto que a meta é vacinar 90% dos paraibanos elegíveis para o imunizante.  

De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, 107 municípios estão com baixa cobertura, sendo São Vicente do Seridó o que registra menor número vacinal, 1,32%. Além disso, 113 cidades apresentam 50% de cobertura e apenas três municípios possuem um quadro acima desse percentual, Bom Sucesso é o município que lidera o ranking contabilizando 59,10%.

Conforme o último boletim epidemiológico, houve uma redução de 44,70% no número de casos do vírus causador da covid-19 quando comparado com o mesmo período do ano passado. São 73 casos registrados até o momento contra 132 do ano passado. Em relação aos óbitos causados pelo agravo, foram registrados 43 óbitos em toda Paraíba. 

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, reforçou que a vacina continua sendo a melhor forma de proteção contra a Covid-19 e suas variantes e que, até o momento, não há evidências de que a subvariante EG.5, recém-confirmada em São Paulo, possa causar mudanças de padrão da doença. 

“No momento não há evidências dessas variantes circulando no estado da Paraíba, não há evidências que essas variantes possam ter qualquer tipo de escape ao público vacinado, não evidenciou também nenhuma mudança de padrão da gravidade da doença, ou seja, o aumento de número de hospitalizações ou de óbitos. O momento é de cautela, a Secretaria de Saúde segue monitorando todos os casos”, pontuou. 

O secretário ainda enfatizou que o esquema vacinal precisa estar atualizado. Quem já tomou a D1 e D2, precisa tomar a dose de reforço disponível para o público acima de 18 anos. Também é preciso estar atento o público infantil e de idosos, que estão mais suscetíveis aos graves riscos gerados pela Covid. 

A SES tem realizado dias “D” de vacinação para ofertar vacinas contra a Covid-19 e demais síndromes respiratórias. Além disso, os imunizantes seguem sendo disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde diariamente.

Comentários