• 24/08/2022
  • por Resenha Politika

Saúde promove qualificação de equipes da imunização para melhorar coberturas vacinais

Saúde promove qualificação de equipes da imunização para melhorar coberturas vacinais

Qualificar as equipes de imunização para o uso dos sistemas de registros de vacina é uma das ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais. Nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), serão realizados treinamentos do sistema de informação de imunização em Patos. No próximo dia 30, será em João Pessoa. A capacitação começou no último dia 18, em Campina Grande. 

Participam da qualificação gerentes regionais de saúde; coordenadores de imunização regional e municipal e apoio técnico dos sistemas de todo estado. “Todos os 223 municípios estão sendo contemplados. Dividimos por macrorregião de saúde: as equipes que trabalham na primeira macro serão treinadas na capital; as da segunda macro foram capacitadas em Campina Grande e as da 3ª macro serão treinadas em Patos”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Franciélia Carvalho. 

“Com essa qualificação, pretendemos alinhar as finalidades dos sistemas de informação relacionados à vacina, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e assim, melhorarmos as informações e, consequentemente, a cobertura vacinal do estado”, pontuou.

Outras ações - Além da qualificação das equipes, a SES vem promovendo Dia D de Multivacinação, uma das ações do Vacina Mais Paraíba, para unir esforços e sensibilizar a população sobre a segurança e eficácia das vacinas e aumentar as coberturas, proporcionando a redução das doenças imunopreveníveis (que podem ser evitadas com vacina). 

No último evento, realizado no sábado (20), foram aplicadas mais de 93 mil doses, no Dia D da campanha de Poliomielite e Multivacinação em todo estado. 

Apesar das diversas ações, a cobertura vacinal continua baixa. A cobertura para a vacinação da poliomielite, por exemplo, está muito abaixo da meta. De acordo com a Campanha Nacional de Vacinação, a população alvo é de 227.851 e foram aplicadas 52.758 doses. Ou seja, apenas 23,15% da meta, que é de 95% do público-alvo.

Comentários