• 01/04/2024
  • por Resenha Politika

Saúde remaneja vacinas contra a dengue para Cajazeiras, Sousa, Pombal e mais 7 cidades

Saúde remaneja vacinas contra a dengue para Cajazeiras, Sousa, Pombal e mais 7 cidades

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta segunda-feira (1), o recolhimento das vacinas da dengue (Qdenga) que não foram utilizadas nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux para fazer o remanejamento em outros 10 municípios, sinalizados em Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS). Os imunizantes estão próximos ao vencimento (30 de abril) e a recomendação é de que se intensifiquem as estratégias de vacinação. Aos municípios cedentes, o Ministério da Saúde garantirá a reposição das doses remanejadas para recomposição dos seus estoques, conforme o cronograma de entrega do laboratório produtor.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, nesta terça-feira (2), será realizado um alinhamento técnico com os municípios que receberão as doses. “A distribuição será de forma igualitária, seguindo a população de 10 a 14 anos, para os municípios sinalizados pelo MS. Quanto à quantidade que cada município vai receber, primeiro, serão recolhidas e totalizadas as vacinas excedentes e, a partir daí, divididas entre os 10 municípios contemplados”, disse.

Os municípios que constam na lista do Ministério para receber as doses remanejadas são: Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal. Ainda de acordo com a Nota Técnica, nos casos em que o município ranqueado decline do recebimento das doses e a redistribuição fique inviabilizada, o destino das doses remanescentes deverá ser redefinido localmente, em Comissão Bipartite (CIB).

O primeiro lote da vacina contra a dengue (Qdenga), com 37.040 doses, encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS), chegou à Paraíba em fevereiro deste ano. As doses foram distribuídas pela SES para a 1ª Região de Saúde da Paraíba. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares.

A população alvo para a vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, cuja faixa etária tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema é de duas doses com intervalo de três meses entre elas.  A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti .

A vacina contra a dengue foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e com essa iniciativa o Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.

Comentários