• 11/11/2022
  • por Resenha Politika

Seap e Educação firmam parceria para fabricação de telescópios por reeducandos

Seap e Educação firmam parceria para fabricação de telescópios por reeducandos

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) firmaram acordo de Cooperação Técnica objetivando incrementar o projeto Esperança no Espaço, que consiste na fabricação de telescópios modelo newtoniano refletor. 
 
O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, e o secretário João Alves Albuquerque, da Administração Penitenciária, durante a abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Espaço Cultural, em João Pessoa, nessa quarta-feira (9).  A solenidade contou ainda com representantes da Universidade Federal da Paraíb e do vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra. 
 
O secretário João Alves de Albuquerque destaca que as duas secretarias e demais instituições parceiras estão contribuindo com a ressocialização de pessoas em privação de liberdade e, mais que isto, vão possibilitar que estudantes da rede pública estadual tenham mais facilidade de acesso a conhecimentos sobre a astronomia a partir do uso didático dos telescópios. 
 
De acordo com o gerente executivo de Ressocialização, João Sitonio Rosas, da Seap, é importante se fomentar projetos de reinserção social de reeducandos de maneira a contribuir com a reincidência criminal, além de fortalecer a política educacional por meio dessa iniciativa inovadora levando ciência e tecnologia também para a população privada de liberdade e difundir o estudo da astronomia nas escolas.
 
A parceria da Seap com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia visa, portanto, com os insumos necessários, expandir a outras unidades do Sistema Prisional, aumentando a produção para destinar os equipamentos a escolas da rede pública estadual de ensino em tempo integral. A parceria envolve ainda, na fase inicial, o Poder Judiciário por meio da Vara de Execução Penal da Comarca de Esperança.
 
Com materiais recicláveis e peças de baixo custo já estão sendo construídos os primeiros telescópios que estão expostos no referido evento até o dia 12 de novembro. Os recursos para a confecção dos equipamentos inicialmente são oriundos de verbas pecuniárias repassadas pela Comarca de Esperança. Algumas escolas daquela cidade já receberam cinco telescópios doados. 
 
Os telescópios que estão sendo construídos por reeducandos são do modelo newtoniano refletor, com distância focal de 900mm, além de lentes oculares intercambiáveis que podem gerar diversos alcances. Nas áreas rurais, onde há menos poluição luminosa, com esse modelo de telescópio pode-se ver objetos distantes até 30 milhões de anos luz da terra, dá para ver quase todos os planetas do sistema solar, galáxias, aglomerados globulares, aglomerados abertos, nebulosas. 
 
Nas aulas com os telescópios os estudantes vão adquirir as técnicas de uso do equipamento, além do conhecimento científico. Os telescópios construídos pelos reeducandos têm uma capacidade acima da média dos que são vendidos no mercado. Eles têm o aumento útil de uma imagem de 228 vezes, mas o teste foi até 370 vezes e se conseguiu imagens satisfatórias. 
 
Os telescópios são feitos de sobra de madeira das indústrias de móveis, tubo de PVC de 150 mm, cape de esgoto, cabo de vassoura, raio de bicicleta, cano de PVC normal, além da compra do laser, os espelhos e as lentes oculares. Há planos de futuramente os espelhos serem fabricados na própria unidade prisional de Esperança.

Comentários