• 01/02/2022
  • por Resenha Politika

Pandemia

Sintomas por Ômicron são mais leves, mas imunidade também é menor, sugere estudo

Sintomas por Ômicron são mais leves, mas imunidade também é menor, sugere estudo

A infecção natural pela Covid-19 confere certa imunidade contra o novo coronavírus, que tende a diminuir com o passar do tempo. Pesquisadores dos Estados Unidos encontraram evidências de que pessoas infectadas pela variante Ômicron apresentam índices mais baixos de anticorpos em comparação com os contaminados pela variante Delta.

De acordo com o estudo, publicado em formato preprint (o que significa que ainda não foi revisado por pares), a diferença na imunidade pode estar associada à gravidade dos quadros clínicos distintos da Covid-19 provocados pelas duas cepas do vírus.

Infecções moderadas a graves, causadas principalmente pela variante Delta, levariam a uma imunidade mais robusta em comparação com a infecção pela Ômicron, que tem sido relacionada a sintomas mais brandos.

“A Ômicron, aparentemente, gera uma resposta imune menor quando comparada com pessoas infectadas pela Delta. Nesse estudo, pessoas que desenvolveram a doença severa tiveram uma resposta imune muito melhor do que aquelas que pegaram a Ômicron ou a Delta com uma severidade menor da doença”, explica o microbiologista Luiz Almeida, pesquisador do Instituto Questão de Ciência.

CNN

Comentários