• 17/01/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Trombectomia mecânica: Hemodinâmica de Patos realiza mais um procedimento inédito no Sertão da Paraíba

Trombectomia mecânica: Hemodinâmica de Patos realiza mais um procedimento inédito no Sertão da Paraíba

A Hemodinâmica de Patos, que funciona no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro – unidade da rede estadual de saúde – e é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou mais um procedimento inédito no Sertão do estado.

Uma paciente de 81 anos foi submetida à retirada de um trombo maciço (coágulos que obstruem as artérias do pulmão) dentro do principal vaso do pulmão, em um procedimento chamado de trombectomia mecânica. A cirurgia foi feita com sucesso, por meio da infiltração de um fármaco trombolítico (medicamento para desmanchar trombo ou coágulos) diretamente nos vasos pulmonares, de forma a digerir os trombos residuais.
 
De acordo com o médico hemodinamicista Jeann Santiago, responsável pelo procedimento, a trombectomia (remoção de um coágulo sanguíneo – trombo – de um vaso sanguíneo) foi crucial para a vida da paciente. “Caso não tivesse sido feito o diagnóstico e o tratamento invasivo na hemodinâmica, inevitavelmente teríamos um desfecho ruim devido à gravidade da situação”, disse.
 
A paciente evoluiu bem após o procedimento e, nesta quarta-feira (17), já apresentava saturação de oxigênio de 96%, dentro da normalidade. No dia em que ela deu entrada na sala de cirurgia, estava com apenas 72% de saturação. Ainda nesta quarta-feira a idosa deve ter alta para a enfermaria.
 
Para o diretor superintendente da PB Saúde, Ari Reis, a realização de mais um procedimento inédito na Hemodinâmica de Patos é o resultado do trabalho conjunto do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e de todos que fazem parte da PB Saúde. “Hoje o Sertão paraibano vive uma nova realidade. Desde a implantação do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional, que completou um ano em dezembro de 2023, que os sertanejos passaram a ter um atendimento rápido e a oportunidade de passar por procedimentos complexos de cardiologia e endovascular perto de casa, próximo da família, que sabemos que é essencial para uma recuperação de sucesso. E esse é o reflexo do comprometimento e da eficiência de todos que trabalham arduamente para entregar excelência em saúde para os paraibanos”, disse.
 
Interiorização da Hemodinâmica - O serviço de hemodinâmica interiorizado pelo Governo da Paraíba, como parte do Programa Coração Paraibano, tem possibilitado uma resposta assistencial rápida para os pacientes desde o Litoral ao Sertão paraibano no tratamento das urgências cardiológicas. O equipamento instalado no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, na cidade de Patos, gerenciado pela Fundação PB Saúde, iniciou o funcionamento em 20 de dezembro de 2022, e, desde então, beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano, atendidos pela 3ª macrorregião.
 
Recentemente, a PB Saúde aumentou a quantidade de médicos que dão suporte aos pacientes de perfil cardiológico na Hemodinâmica de Patos e, além dos cardiologistas  hemodinamicistas, o serviço conta com cardiologistas intensivistas. A área endovascular também é assistida pela equipe profissional atuante e todos os atendimentos do serviço se dão de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha quando necessário.

Comentários