• 13/10/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Trombose atinge 180 mil pessoas por ano; médica lista ações para prevenir doença

Trombose atinge 180 mil pessoas por ano; médica lista ações para prevenir doença

A trombose atinge cerca de 180 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). A doença se caracteriza pela formação de um coágulo (trombo) dentro de um vaso ou artéria, impedindo que o sangue circule normalmente.
 
Nesta quinta-feira (13), Dia Mundial da Trombose, a clínica geral da Hapvida NotreDame Intermédica, Vanessa Rodrigues, explica o que é, as principais causas, sintomas, como tratar e prevenir a doença.
 
“As causas de trombose são grandes cirurgias; pacientes que ficam muito tempo acamados; ficar muito tempo sentando no trabalho; manter pernas cruzadas e ficar horas sem levantar para dar uma circulada de sangue”, destaca a médica. 
 
Também são fatores que podem resultar em trombose, segundo a especialista, varizes, tabagismo, consumo de álcool, obesidade, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, além do histórico familiar.
 
Já os sintomas destacados por Vanessa Rodrigues são: dor aguda, mudança na cor do membro, podendo ficar avermelhado e até arroxeado; aumento da temperatura do membro provocando um ‘calor’ no local. O tratamento é feito com orientação do médico, utilizando anticoagulante. 
 
Considerada uma causa de morte global, com uma a cada quatro pessoas morrendo por complicações da doença, a médica da Hapvida NotreDame Intermédica, alerta que a prevenção é muito importante e pode ser feita a partir de mudanças simples. 
 
Entre as recomendações estão parar de fumar e beber, fazer atividade física no mínimo duas vezes por semana, perder peso, preferir alimentos saudáveis como leguminosas e vegetais, utilizar roupas confortáveis no local de trabalho, fazer alongamentos caso fique muito tempo sentado e, em caso de pacientes que tenham varizes, fazer uso de meias compressivas, sempre com indicação médica.
 

Comentários